Grupo rapper que escandalizou os EUA, leva sua história ao cinema

N.W.A. provocou a sociedade americana durante a década de 1980, com músicas sobre a situação vivida pelos jovens negros nos bairros mais pobres do país.

por AFP 14/08/2015 15:15
Divulgação
Filme chega aos cinemas nesta sexta-feira nos Estados Unidos (foto: Divulgação)
Quase três décadas depois de causar entre comunidades norte-americanas, o filme baseado na história do grupo N.W.A estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos e mostra que suas denúncias continuam mais vivas do que nunca.


'Straight outta compton', o nome do primeiro álbum do N.W.A., mostra como Easy-E, Dr. Dre, Ice Cube, MC Ren e DJ Yella se uniram para criar um dos grupos de hip hop mais influentes do país, pioneiros do estilo gangsta rap.

De suas longas histórias nos estúdios e suas experiências nas ruas nasceram canções como 'Fuck tha police', na qual acusaram a polícia de Los Angeles de atuar com brutalidade contra os jovens negros.

A música provocou um assombro entre as autoridades, a ponto do FBI ter emitido um alerta contra as pessoas que se arriscavam a cantá-la. Mas as intimidações não alcançaram o objetivo e a canção atualmente é uma das mais ouvidas nos protestos contra a polícia.

"Foi com a nossa música que as pessoas começaram a perceber os problemas entre os jovens negros e a polícia", afirmou à AFP Ice Cube.

Mas o tempo passou e a sociedade americana continua com os mesmos problemas: os abusos da polícia são divulgados diariamente nas redes sociais com vídeos gravados pelos cidadãos e incluem maus-tratos, agressões, detenções sem justificativas e até assassinatos.

A revolta social do celular "começou de muitas maneiras durante a primavera árabe e, graças a isto, o mundo está atento ao que acontece", opina o rapper.

A música não deve perder de vista a luta, porque demonstra que "as pessoas têm voz", afirma Ice Cube.

"Não é necessário que você sente e deixe que as coisas aconteçam, pode dizer algo em voz alta", completou.

Lutar cantando

O diretor F. Gary Gray ("Uma saída de mestre", "Be cool: o outro nome do jogo") recebeu a missão de condensar a história do N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes).

Em 1986, a vida era muito complicada para os jovens que moravam em Compton, uma área pobre ao sul de Los Angeles com forte presença das drogas e do crime organizado.

Compor e cantar: esta foi a forma natural de lutar contra um futuro que parecia imposto.

"Eles revelaram um problema que estava oculto em algum lado. Acredito que as pessoas realmente não entendiam os abusos cometidos na época", afirmou o cineasta à AFP.

O álbum "Straight outta compton" fez um gigantesco sucesso e logo começaram as turnês, com muito dinheiro e mulheres, assim como o descontrole.

Easy-E (interpretado por Jason Mitchell), Dr. Dre (Corey Hawkins) e Ice Cube (O'Shea Jackson Jr., filho do próprio Ice Cube) conseguiram seguir adiante.

Mas a gestão do empresário Jerry Heller (Paul Giamatti) terminou provocando, em 1991, a separação amarga de um dos integrantes.

A reconciliação veio anos mais tarde, mas sem dar tempo para que o N.W.A. retornasse aos palcos: Easy-E faleceu em 1995, vítima da aids.

A essência do grupo permanece viva graças aos demais integrantes, em especial Ice Cube, músico e ator de carreira consolidada, e Dr. Dre, um dos produtores musicais mais poderosos do planeta e criador dos fones de ouvido Beats.

MAIS SOBRE CINEMA