Bradley Cooper volta ao papel de John Wayne em 'Sob o Mesmo Céu'

Ator revive personagem de clássico faroeste dos anos 1960 em releitura de John Ford

por Agência Estado 15/06/2015 10:35

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Columbia/YouTube/Reprodução
(foto: Columbia/YouTube/Reprodução)
Em 1963, John Ford, um dos maiores diretores do cinema, estava se despedindo do western, gênero que o consagrou. E entre obras fúnebres como 'O Homem Que Matou O Facínora', o episódio da Guerra Civil em 'A Conquista do Oeste' e 'Crepúsculo de Uma Raça', fez um filme que muitos críticos consideram um corpo estranho em sua carreira - um filme "menor", 'O Aventureiro do Pacífico'. É preciso colocar a definição entre aspas porque todo John Ford está presente nessa comédia de aventuras sobre dois amigos que resolvem suas diferenças no soco e terminam no bar. Numa cena, John Wayne, o protagonista, leva a filha de outro amigo, que veio dos EUA, para conhecer um local sagrado - uma montanha. Reverenciam os mortos, os deuses, há um clima mágico.

Cameron Crowe com certeza viu 'O Aventureiro do Pacífico'. Roqueiro de carteirinha, ex-repórter da Rolling Stone - basta lembrar-se de 'Quase Famosos' -, ele paga tributo ao Homero de Hollywood. O que isso tem a ver com 'Sob o Mesmo Céu/Aloha', que estreou na quinta, 11? Nada, porque o filme não é uma refilmagem. Tudo, porque dependendo da sensibilidade e do grau de informação do cinéfilo, todo Ford, que estava em 'O Aventureiro do Pacífico', está em 'Sob o Mesmo Céu'.

Nem todo mundo concorda, mas 'American Sniper', o melhor filme do Oscar, era a releitura, por Clint Eastwood, do clássico 'Rastros de Ódio', de Ford. A tragédia de um individualista pelo mestre criador das epopeias de grupos. Clint, o grande, viu em Bradley Cooper o John Wayne de sua geração. Cameron Crowe o ratifica. Em 'Sob o Mesmo Céu', Bradley volta para o seu grande amor, mas Rachel McAdams não o esperou. Casou-se com outro. Ele vem numa missão diplomática/econômica - para adquirir direitos sobre as terras dos nativos. Ganha uma auxiliar, Emma Stone.

Ela o acompanha no território sagrado dos havaianos. Garoto, Bradley olhava o céu, em plena conquista do espaço. Agora, o filho menino de Rachel o toma pela encarnação de um deus havaiano que veio fechar um ciclo e promover uma explosão no céu.

'Sob o Mesmo Céu' é um daqueles filmes que parecem pequenos, sem muita ambição, mas é engano. Crowe está falando de homens (e mulheres) e sobre homens e deuses. Eddie Redmayne pode ter ganho todos os prêmios do ano, mas ninguém pode ser o melhor ator (por 'A Teoria de Tudo') e o pior (por 'O Destino de Júpiter') no mesmo ano. Bradley foi excepcional como american sniper e é de novo excepcional como (mais uma vez!) John Wayne. Comédia (romântica?), 'Sob o Mesmo Céu' é muito mais.

MAIS SOBRE CINEMA