Três polêmicas sexistas do filme 'Os Vingadores II - A Era de Ultron'

Roupas e tapete vermelho, vida sexual feminina e até mesmo prática cruel medieval entraram na pauta negativa do blockbuster

por Correio Braziliense 27/04/2015 09:01

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cosmopolitan UK/YouTube
(foto: Cosmopolitan UK/YouTube)
Entre socos e pontapés heróicos, personagens femininas protagonizam o novo filme dos Vingadores, ao lado de clássicos como Hulk e Homem de Ferro. O filme, que estreou nesta quinta-feira (23/4), tem ninguém menos que Scarlett Johansson no papel de Viúva Negra e Elizabeth Olsen como a vilã Feiticeira Escarlate.

Nos últimos dias, no entanto, surgiram discussões sobre sexismo em cenas, piadas e comentários dos atores. Em um ato pouco heróico, Jeremey Renner e Chris Evens, Gavião Arqueiro e Capitão América, respectivamente, chamaram a Viúva Negra de “vadia”. O que Joss Whedon -- o diretor, que se proclama feminista -- diria sobre isso?


1) Mark Ruffalo, o que você está vestindo?

Em entrevista com Mark Ruffalo e Scarllet Johansson, a revista feminina Cosmopolitan resolveu fazer uma brincadeira e inverter as perguntas tipicamente sexistas. Ou seja, Ruffalo teve que responder sobre seu smoking no tapete vermelho e poses sensuais para fotos, enquanto Scarllet respondia sobre preparação para o seu papel e as cenas de ação.

Durante os seis minutos do vídeo, a atriz que interpreta a Viúva Negra falou a maior parte do tempo. Contou que fez 94% das cenas de ação e que, como isso foi cansativo, virou expert em motocross. Enquanto isso, Ruffalo teve a oportunidade de contar quais as melhores poses para o tapete vermelho e qual a rotina para sua pele ficar sedosa.

Três anos antes, na coletiva de imprensa do primeiro filme da série, Johansson já havia dado sinal de descontentamento com as perguntas fúteis. Quando questionada se usava calcinha embaixo do uniforme, ela revirou os olhos e, em seguida, falou: “Por que você (Robert Downey Jr.) responde todas as perguntas existenciais e eu as bobas?”, retrucou a atriz.



2) “A Viúva Negra é uma vadia”

Nem todos brilharam nas entrevistas do lançamento do segundo filme. Jeremy Renner e Chris Evans foram alvo de críticas nesta semana depois que fizeram piada (repetidamente) chamando a personagem de Johansson de vadia.

A entrevistadora perguntou aos atores porque eles achavam que a Viúva Negra, única super heroína do grupo, se envolveria tanto com os outros personagens. Eles poderiam responder que os heróis também tinham lá sua vida amorosa com outras personagens, como a Pepper do Homem de Ferro, mas acharam que simplesmente chamá-la “vadia” seria mais apropriado.

Depois da enchurrada de críticas apontando que o comentário seria slut-shamming, eles soltaram uma nota se desculpando pela piada. “Respondemos de forma juvenil e ofensiva que, com razão, deixou alguns fãs irritados. Me arrependo e peço sinceras desculpas”, declarou o intérprete do Capitão América por meio de sua agente.



3) Homem de Ferro quer mandar Asgard de volta para a Idade Média

Uma semana antes da estreia, começou a circular na internet uma cena em que o Homem de Ferro faz uma piada de mau gosto. O personagem interpretado por Robert Downey Jr. tenta levantar o martelo de Thor -- que simboliza a força do herói extraterrestre. Segundo a lenda, quem conseguir tirar o machado de Thor, governará seu planeta, Asgard.

Homem de Ferro tenta, cambaleante e sem êxito, tirar o machado da mesa. Na primeira edição, que não chegou aos cinemas, ele brinca que vai governar o planeta e instaurar a “prima nocta”, ou o Direito da Primeira Noite. Na Idade Média, isso significava que o senhor feudal teria o direito de tirar a virgindade de todas as mulheres, antes de seus maridos.

Na versão final, Robert Downey Jr. se contenta em dizer que governará Asgard de forma “firme, porém cruel”.
 
 

MAIS SOBRE CINEMA