Vencedor do Oscar por 'Birdman', Alejandro González Iñarritu volta a criticar governo do México

Segundo cineasta, corrupção e impunidade chegaram a ''níveis insuportáveis'' em seu país natal

por Fernanda Machado AFP 24/02/2015 19:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO / FREDERIC J. BROWN
(foto: AFP PHOTO / FREDERIC J. BROWN )
O diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, grande vencedor do Oscar com o filme 'Birdman', reiterou as críticas à situação de seu país e denunciou que a injustiça, a corrupção e a impunidade chegaram a "níveis insuportáveis". Depois que o México recebeu com grande alvoroço o pedido do cineasta para que o país tenha enfim "o governo que merece" durante o discurso de agradecimento pelo Oscar de melhor filme no domingo, González Iñárritu insistiu nas críticas em uma entrevista a uma rádio mexicana.

"Eu acredito que os níveis de insatisfação, de injustiça, de corrupção, de impunidade chegaram a níveis insuportáveis no México", afirmou o diretor em uma entrevista à MVS Radio. "Não sei qual seria a solução, não me atreveria a dizer porque não sou cientista político, mas tenho desejo e sinto que todos os mexicanos têm o mesmo desespero de uma situação angustiante que vivemos agora", completou.

O México ainda está abalado com o desaparecimento e suposto massacre de 43 estudantes no estado de Guerrero (sul do país) em setembro do ano passado, um caso que envolveu policiais corruptos e narcotraficantes e comoveu o mundo, por evidenciar o nível de violência no México.

"Todos concordamos que as coisas devem mudar de uma vez para sempre", reiterou González Iñárritu, convencido de que os mexicanos devem lutar em conjunto por "uma vida mais digna, mais segura, com mais garantias e mais direitos". Na segunda-feira, o presidente Enrique Peña Nieto felicitou González Iñárritu pelos prêmios de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original por 'Birdman' e fez referência às declarações que o cineasta havia feito em Los Angeles.

"Como país, nos orgulha saber que mexicanos podem triunfar, decolar, ter êxito aqui e fora do México, porque como governo hoje tentamos semear as melhores condições para que isto aconteça", disse o presidente. #ElGobiernoQueMerecemos é desde segunda-feira um "trending topic" no Twitter no México, que muitos internautas usam para criticar o governo.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA