'Birdman' leva Melhor filme e 'Boyhood' Melhor diretor no Independent Spirit Awards

Realizada uma noite antes do Oscar, premiação pode adiantar resultados da Academia, que neste ano tem filmes independentes indicados às principais categorias

por Fernanda Machado AFP 22/02/2015 09:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

AFP PHOTO / ADRIAN SANCHEZ-GONZALEZ
Premiado como Melhor ator, Michael Keaton (esquerda) estrela filme de Alejandro González Iñárritu que levou troféu máximo do Spirit; ambos são candidatos ao Oscar (foto: AFP PHOTO / ADRIAN SANCHEZ-GONZALEZ )
'Birdman', do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, venceu o prêmio de melhor filme do Independent Spirit Awards, a festa do cinema independente americano, uma cerimônia que aumentou o suspense para o Oscar. A festa aconteceu na noite deste sábado, 21.

 

Leia tudo sobre o Oscar 2015 no especial do Divirta-se

 

O filme também levou os prêmios de melhor ator para Michael Keaton e de fotografia, para o mexicano Emmanuel Lubezki. 'Birdman' é uma comédia que mostra um ator veterano em uma tentativa de recuperar o prestígio com a adaptação de uma peça para a Broadway, em uma metáfora sobre como os seres humanos devem enfrentar o ego e as frustrações em algum momento de sua vida.

Na categoria diretor, o prêmio foi concedido ao americano Richard Linklater, autor de 'Boyhood'. O drama, filmado em 12 anos e que mostra a vida de um menino dos 6 aos 18 anos, assim como de sua família, também rendeu o prêmio de atriz coadjuvante para Patricia Arquette.

Na 30ª edição do Spirit, realizada em uma grande tenda perto da praia de Santa Monica, as outras categorias não reservaram surpresas. Julianne Moore venceu na categoria melhor atriz por 'Para sempre Alice', no qual interpreta uma neurologista que descobre sofrer do mal de Alzheimer, repetindo as vitórias no Globo de Ouro e no SAG.

O mesmo aconteceu com J.K. Simmons, que venceu como ator coadjuvante por seu papel de um professor de música sádico que leva os alunos ao limite em 'Whiplash'. O thriller 'O abutre' venceu na categoria roteiro, escrito por seu diretor Dan Gilroy. O polonês 'Ida' foi o vencedor na categoria filme em língua estrangeira.
AFP PHOTO / ADRIAN SANCHEZ-GONZALEZ
Uma das favoritas ao Oscar de Melhor atriz, Julianne Moore conquistou Spirit na mesma categoria (foto: AFP PHOTO / ADRIAN SANCHEZ-GONZALEZ )
O tapete vermelho da premiação, que tem um figurino informal, ao contrário do Oscar, recebeu estrelas como Cate Blanchett, Emma Stone, Olivia Munn, Jared Leto, Kerry Washington, Scarlett Johansson e Oprah Winfrey, entre outras.

Conheça vencedores do Independente Spirit Awards:

Melhor filme: 'Birdman'
Melhor diretor: Richard Linklater, 'Boyhood'
Melhor atriz: Julianne Moore, 'Para sempre Alice'
Melhor ator: Michael Keaton, 'Birdman'
Melhor atriz coadjuvante: Patricia Arquette, "Boyhood'
Melhor ator coadjuvante: J.K. Simmons, 'Whiplash'
Melhor fotografia: Emmanuel Lubezki, 'Birdman'
Melhor filme estrangeiro: 'Ida' (Polônia)
Melhor roteiro: Dan Gilroy, 'O abutre'
Melhor primeiro roteiro: Justin Simien, 'Dear white people'
Melhor montagem: Tom Cross, 'Whiplash'

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA