Documentário sobre Seu Mozart estreia neste sábado

Média-metragem sobre violonista de Betim vai ser exibido no Sesc Palladium

por Estado de Minas 20/02/2015 09:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Amanda Gomes/divulgação
O violonista Mozart Secundino de Oliveira é umdos chorões mais queridos de BH (foto: Amanda Gomes/divulgação)
Um respeitável chorão de BH vai ganhar documentário. Amanhã, estreia o média-metragem 'Simplicidade – Mozart Secundino de Oliveira', dirigido por Amanda Gomes e Daniela Meira, que retrata um tocante exemplo de amor à música.

Nascido em Betim, seu Mozart, de 91 anos, fez de tudo um pouco: entregou marmitas, carregou compras no Mercado Central de Belo Horizonte, dirigiu táxi e se dedicou à venda de doces por mais de 20 anos. Em 1964, ele aprendeu a tocar violão com o professor Bento de Oliveira. Nunca mais parou. Dedicado ao chorinho, passou a tocar em bares da capital para complementar o salário.

Mozart Secundino integrou o grupo regional de Choro da Rádio Guarani e acompanhou por muitos anos o cavaquinista Waldir Silva (1931-2013), nome de destaque da música instrumental brasileira. Atualmente, ele se apresenta com artistas de várias gerações. É adorado pelos jovens músicos de BH.

O filme foi viabilizado pela “vaquinha eletrônica”: cerca de 200 pessoas aderiram à campanha on-line idealizada pelo coletivo Variável 5. Os R$ 17 mil arrecadados custearam edição, finalização de som e sincronização.

O título do documentário homenageia um dos maiores bambas deste país: o instrumentista Jacob do Bandolim (1918-1969), autor de Simplicidade, a canção preferida de Mozart Secundino. O roteiro é assinado pelas diretoras em parceria com Mariana Mól e Nísio Teixeira.

SIMPLICIDADE – MOZART SECUNDINO DE OLIVEIRA
Documentário de Amanda Gomes e Daniela Meira. Duração: 65 minutos. Cine Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro. Sessões no sábado, às 19h30; e domingo, às 17h e às 19h. Entrada franca.

MAIS SOBRE CINEMA