Com quase 106 anos, cineasta português Manoel de Oliveira recebe Legião de Honra

A distinção foi entregue a ele pelo embaixador da França em Portugal, Jean-François Blarel, na terça-feira

por AFP - Agence France-Presse 10/12/2014 10:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 Miguel Riopa/AFP
Manoel de Oliveira é o quarto português reconhecido pela França como grande oficial da Legião de Honra (foto: Miguel Riopa/AFP)
O cineasta português Manoel de Oliveira, que irá comemorar na quinta-feira seu 106º aniversário e a saída do cinema com seu último curta-metragem, recebeu nesta terça-feira, na cidade do Porto, as insígnias de Grande Oficial da Legião de Honra francesa.

A distinção foi entregue a ele pelo embaixador da França em Portugal, Jean-François Blarel, em uma cerimônia no museu da Fundação de Serralves, importante instituição cultural da cidade natal do cineasta.

Manoel de Oliveira é o quarto português reconhecido pela França como grande oficial da Legião de Honra. Em seu caso será uma promoção, já que em 2005 o presidente Jacques Chirac o fez comandante da Legião de Honra.

O último curta do mais longevo dos diretores de cinema entrará em cartaz na quinta-feira, em Lisboa, dia que completará 106 anos.

O filme, intitulado 'O velho do restelo' foi rodado em Porto na primavera boreal passada e já foi apresentado na Mostra de Veneza. Também será projetado no Porto em um festival de cinema.

Descrito por seu diretor como "uma reflexão sobre a humanidade", o curta de 19 minutos é inspirado no personagem de um poema épico de 'Os lusíadas', escrito no século 16 por Luís de Camões para narrar os grandes descobrimentos dos navegadores portugueses.

Desde o lançamento de seu primeiro filme, em 1931, nos tempos do cinema mudo, Manoel de Oliveira já rodou mais de 50 longa-metragens de ficção e documentário, realizando a maior parte de sua obra após completar 60 anos de idade.

Assista ao trailer de 'O gebo e a sombra':


MAIS SOBRE CINEMA