Stephen Hawking considera acertado filme sobre sua vida

"A teoria de tudo" relata o processo da doença do astrofísico e estreia em fevereiro na América Latina

por AFP - Agence France-Presse 05/12/2014 11:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Crédito: Paul E. Alers/AFP
"A teoria de tudo" mostra, principalmente, a luta "condenada a um grande fracasso" - nas palavras do pai de Hawking no filme. (foto: Crédito: Paul E. Alers/AFP)
Stephen Hawking qualificou como bastante acertado o filme A teoria de tudo, que relata o processo da doença do astrofísico em meio a uma relação romântica com sua primeira esposa Jane, disse o diretor James Marsh. O longa estreou na semana passada nos Estados Unidos, mas só entrará em cartaz em fevereiro na América Latina.A produção é inspirada no livro de memórias de Jane Hawking Traveling to infinity: My life with Stephen, que ainda não tem versão em português.

Quando soube do projeto, Hawking o aprovou vagamente e não demonstrou muito entusiasmo, segundo o britânico James Marsh, vencedor de um Oscar em 2009 pelo documentário O equilibrista.

No entanto, depois de assistir ao longa, o físico se mostrou muito satisfeito, em particular com a performance do ator que o interpreta, o britânico Eddie Redmayne, que participou de Os miseráveis e é considerado, agora, um candidato potencial ao Oscar na categoria de melhor ator.

"Existirão outros filmes sobre mim depois da minha morte, mas este me agradou muito", declarou o cientista, contou Marsh em um bate-papo com o público, na quarta-feira (3), após uma projeção em Los Angeles.

O longa é centrado no primeiro casamento do físico mais conhecido do mundo, que deixou Jane em 1990, casando-se em seguida com sua enfermeira Elaine Mason. Esta segunda união durou dez anos.

A teoria de tudo mostra, principalmente, a luta "condenada a um grande fracasso" - nas palavras do pai de Hawking no filme - do casal contra a síndrome de Charcot, que aflige o físico. A doença neurodegenerativa implacável o deixou totalmente paralisado e contribuiu para o fim de seu casamento.

"É como um prisioneiro em uma cela. Seu pensamento o leva a lugares onde ninguém jamais foi, até aos buracos negros", estimou o cineasta.

O filme recebeu excelentes críticas após sua estreia no Festival de Toronto, em setembro, e soma 83% de comentários favoráveis no site Rotten Tomatoes, que monitora as resenhas cinematográficas.

MAIS SOBRE CINEMA