O legado da capoeira nas telas. Veja lista de filmes sobre o tema

Do clássico 'O pagador de promessas' a produções internacionais, como 'Bem-vindo à selva', conehça películas em que a luta foi registrada

por Diário de Pernambuco 26/11/2014 15:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Buena Vista International/Distribuição
O filme 'Besouro' fala sobre o mestre Besouro Mangangá e a história da luta no Brasil (foto: Buena Vista International/Distribuição)
A capoeira faz parte da vida dos brasileiros e foi reconhecida, nesta quarta-feira, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O legado desse testemunho da cultura do país, porém, é marcante nas artes.

Recentemente, o folhetim 'Lado a lado' (TV Globo) venceu o prêmio Emmy Internacional, o mais importante no segmento. A trama de Claudia Lage e João Ximenes Braga contou a história de Zé Maria (Lázaro Ramos), capoeirista, e Isabel Nascimento (Camila Pitanga), dançarina com fama internacional.

No cinema, um dos filmes mais clássicos em que a capoeira brilha é 'O pagador de promessas'. O enredo fala de Zé do Burro, mas tem como pano de fundo a cultura afro-brasileira, discutindo o sincretismo religioso. Outra película é 'Besouro', de 2009, sobre o mestre Besouro Mangangá e a história da luta no Brasil.

Também há documentários, como 'Ginga: Um documentário de capoeira', produção que registra a trajetória de alunos do mestre de capoeira Jelon Vieira, e 'Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira', no qual um dos maiores capoeiristas do país, Mestre Pastinha, ganha os minutos desta produção de 1998.

A capoeira, porém, não é restrita ao audiovisual brasileiro. A luta aparece, por exemplo, em 'O protetor', no qual Kham, um jovem lutador, encara um embate contra um capoeirista usando técnicas do Muay Thai. Outra película estrangeira é 'Bem-vindo à selva', ação que tem nomes como Dwayne Johnson, Seann William Scott e Christopher Walken no elenco.

+ Capoeira

O pagador de promessas (1962)



Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira (1998)



Bem-vindo à selva (2003)



O protetor (2005)



Ó Paí, ó (2007)



Besouro (2009)


VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA