Festival Vivo Open Air oferece filmes e shows ao ar livre

Clássicos ganham novo clima ao ser exibidos na megatela de 352 metros quadrados que está montada no Mirante Olhos D'Águas

por Carolina Braga 11/11/2014 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
David Argentino/divulgação
(foto: David Argentino/divulgação)
Mesmo que o drama da seca preocupe, quem gosta de cinema, especialmente os amantes de clássicos como 'ET', 'Pulp fiction', a trilogia 'Star wars' ou 'Curtindo a vida adoidado' (ícone dos anos 1980), certamente vai torcer por noites estreladas até dia 30. Não que São Pedro vá impedir o Vivo Open Air, mas, definitivamente, chuva não combina com um dos maiores festivais de cinema ao ar livre do mundo. É aquela história: está prevista a distribuição de capas de plástico, mas o charme fica comprometido.


Esse evento superlativo fez fama depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Recife. Agora, o festival chega pela primeira vez a Belo Horizonte, com apoio cultural do Estado de Minas. A partir desta terça-feira (para convidados) e de quinta-feira (para o público), as noites combinarão cinema, show e festa. O Mirante Olhos D’Água oferece silêncio, escuridão e uma das vistas mais privilegiadas da capital mineira.

Trata-se da maior tela do mundo – e isso não é papo furado. “Ela é do tamanho de uma quadra de tênis, quatro vezes maior do que as convencionais de multiplex”, informa Renato Byington, diretor da D+3 Produções, responsável pela itinerância do Open Air pelo Brasil. Além da tela de 352 metros quadrados e capacidade para 1 mil espectadores (100 acomodados em espreguiçadeiras), o “cinemão” tem sistema de som compatível com o de shows de rock. “É uma grande celebração”, resume Renato.

Como o objetivo é oferecer uma experiência audiovisual diferente, aspectos técnicos são tão relevantes quanto a programação. Anualmente, a tela vem da Suíça. A estrutura de 72 toneladas ocupa quatro contêineres e chegará ao país acompanhada de engenheiros.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Tela montada no Mirante Olhos D'Agua. (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O Vivo Open
Air não é um festival tradicional. Portanto, não tem compromisso com o formato clássico desse tipo de evento, que costuma priorizar títulos inéditos ou com carreira em mostras internacionais badaladas. Entre os longas em cartaz em BH, apenas dois são novidade no circuito comercial: 'Uma longa viagem', com Nicole Kidman e Colin Firth, agendado para a noite de abertura, e a comédia francesa 'As férias do pequeno Nicolau'.

A aposta é nos clássicos. Será a oportunidade de ver ou rever longas marcantes. O maior exemplo disso é 'ET – O extraterrestre' (1982), de Steven Spielberg. “Apesar de ser um filme que sempre está na televisão, é uma experiência única. A plateia se levanta na cena da bicicleta, aplaude, chora. É uma festa para o cinema”, diz Renato.

Além de ET, escolhido para o encerramento, serão exibidos 'O poderoso chefão 1' (dia 26), 'Pulp fiction' (dia 28), 'Laranja mecânica' (dia 29), a trilogia 'Star wars: Uma nova esperança' (1977), 'O império contra-ataca' (1980) e 'O retorno de Jedi' (1983). Entre os “intrusos” – que estão longe de ser clássicos ou estreantes – estão 'Trapaça' (2013), 'Malévola' (2014) e '007 – Operação Skyfall' (2012). Diariamente, a sessão começa com um curta-metragem. Na noite de abertura, a seleção será exclusivamente mineira.

Flávio Renegado apresenta seu novo DVD noMirante Olhos D%u2019Água
Chá Gelado / Divulgação (foto: Flávio Renegado apresenta seu novo DVD noMirante Olhos D%u2019Água)
Renegado canta com convidados

“Vai ter 'Laranja mecânica'? Que bom, pois esse ainda não vi e morro de vontade de assistir”, diz Flávio Renegado, fã confesso da sétima arte. Depois de dois meses de estrada, é chegada a hora de o rapper lançar na cidade natal o primeiro DVD da carreira, '#suaveaovivo', gravado em julho, no Parque Municipal. “O público vai ter um show mais redondinho. E é legal também cantar nesse evento grande que está vindo para a cidade”, comemora.
 
Renegado é a atração musical de quinta-feira, durante a noite de abertura. A cantora Aline Calixto, o grupo Meninas de Sinhá e Rogério Flausino, do Jota Quest, farão participações especiais. No repertório, canções do álbuns 'Do Oiapoque a Nova York' (2008) e 'Minha tribo é o mundo' (2011), além da versão samba-rap de 'Saudosa maloca' (Adoniran Barbosa) e a fusão de 'Não vou ficar' (Tim Maia) com 'Superstition' (Stevie Wonder).

“Sempre achei o meu show dançante. Hoje em dia, as pessoas estão pisando fundo no acelerador da tensão. É preciso ficar mais suave quando estamos juntos confraternizando. Esse é o meu papel”, diz. O espaço reservado para shows é coberto e foi montado ao lado da grande tela. Além de Flávio Renegado, vão se apresentar Roberta Sá, no sábado, e Otto, no dia 21, com seu show em homenagem a Martinho da Vila.

Programação

QUINTA-FEIRA

» 19h – Sérgio Danilo Sax
» 20h – Festival de curtas mineiros
» 21h – Pré-estreia de Uma longa viagem
» 23h – Show: Flávio Renegado e convidados

SEXTA-FEIRA
» 20h50 – Curta: Linear
» 21h – Filme: Curtindo a vida adoidado
» 23h – Festa Ploc
 
SÁBADO

» 19h – Sérgio Danilo Sax
» 20h50 – Curta: Fuga animada
» 21h – Filme: Trapaça
» 23h30 – Roberta Sá

DOMINGO
» 20h – Filme: Malévola

DESTQUES

Dia 21 – Show: Otto canta Martinho da Vila
Dia 26 – Filme: O poderoso chefão 1
Dia 27 – Filme: 007 – Operação Skyfall
Dia 28 – Filme: Pulp fiction
Dia 29 – Filme: Laranja mecânica
Dia 30 – Filme: ET

VIVO OPEN AIR

De quinta-feira ao dia 30. Mirante Olhos D’Água, Rua Gabriel de Melo, s/nº, Bairro Olhos D’Água, (31) 4003-1212. 1º lote: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), com direito a um pacote de pipoca. Há estacionamento no local. Classificação: 18 anos. Menores devem estar obrigatoriamente acompanhados por responsáveis. Programação completa: www.belohorizonte.openairbrasil.com.br

MAIS SOBRE CINEMA