Diretor de 'Batman' explora aventura espacial com Matthew McConaughey em 'Interestelar'

Filme que estreia em BH traz Anne Hathaway em romance fora do planeta

por Fernanda Machado AFP 07/11/2014 16:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Paramount Pictures/Divulgação
(foto: Paramount Pictures/Divulgação)
O diretor britânico Christopher Nolan reflete em 'Interestelar' sobre o amor entre pais e filhos e o legado da humanidade em um história de ficção científica que usa o espaço como metáfora, interpretada por Matthew McConaughey e Anne Hathaway. O filme, que estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos e na América Latina, é uma impressionante interpretação visual e criativa que mostra a sensibilidade de Nolan após o sucesso com 'Amnésia' e 'A origem', candidatos ao Oscar, além da trilogia 'Batman'.

 

Veja salas e horários de exibição para 'Interestelar'

 

Cooper, interpretado por McConaughey, é um ex-piloto da Nasa que não parou de sonhar com uma viagem ao espaço e passou essa herança para seus filhos Tom e Murphy em um país arrasado pela crise agrícola que põe em perigo a continuidade da raça humana. Diante dessa situação extrema, Cooper aceita voltar a usar sua roupa de astronauta para liderar uma missão interestelar dirigida pelo professor Brand (Michael Caine) e tentar encontrar um planeta onde os humanos possam viver.

Mas o espaço está preso pela relatividade, onde uma hora intergalática equivale a sete anos na Terra, e ele percebe que talvez nunca mais verá a filha. "Sempre quis mostrar o contraste de uma história muito íntima, de um pai e seus filhos, e a imensidade do cosmos, do universo", explicou o diretor de 44 anos em entrevista à AFP.

"A ideia também era fazer um filme sobre o que parece inevitável para o ser humano, o momento no qual teremos que deixar o mundo e encontrar outro lugar no universo", acrescentou. A corrida de Cooper contra o relógio para tentar se reencontrar com seus filhos cria uma adrenalina incrível ao longo do filme, prendendo os espectadores.

"Sempre pensei que Cooper é um homem um pouco de outra época, que Cooper se sente um pouco incomodado na Terra, que está preso a algo que considera injusto e que não deveria estar aqui", disse McConaughey, que vive o melhor momento de sua carreira após ganhar um Oscar nesse ano por "Clube do Compras Dallas", em entrevista à AFP.

O ator disse que a personagem tem muita coisas que admira, porque "suporta sobre suas costas o peso de saber que a civilização depende do sucesso ou fracasso de sua missão", acrescentou. "Antes olhávamos para o céu e nos perguntávamos qual era nosso lugar em meio a todas as estrelas. Hoje olhamos para o chão e nos perguntamos qual é nosso lugar no meio de toda essa sujeira", diz Cooper em um momento do filme.

 

Confira o trailer de 'Interestelar':

 

 

"O amor se sente"
Cooper enfrenta a missão ao lado de Amélia, uma mulher "com muito amor para dar" que vive dedicada à biologia. "Acho que é uma personagem muito interessante que tem uma grande capacidade intelectual e espiritual", disse Hathaway, ganhadora em 2013 de um Oscar por 'Os miseráveis'. "Mas, por outro lado, é muito jovem e não é capaz de crescer até que não esteja imersa nessa viagem", disse em entrevista à AFP.

A estrela de 'A hora mais escura', Jessica Chastain, entra na pele de uma mulher que precisa se isolar do mundo para superar algo que sofreu na infância. Como sua personagem, a atriz se isolou do resto do elenco durante as filmagens para sentir essa separação.

"Através de seu trabalho e da física, ela entende que o amor nunca termina e que todos estamos conectados, e que se alguém vai embora não significa que tenha nos deixado. Para mim essa é a parte central do filme", disse a atriz em entrevista à AFP. "O amor é algo que pode ser descrito, mas não definido nem entendido, somente pode se sentir", acrescentou.

 

Nolan rodou o filme no Canadá e na Islândia, em estreita colaboração com sua esposa Emma Thomas, que produziu "Interestelar" e gravou em película, da qual é grande defensora. A crítica aplaudiu "Interestelar" e já colocou o filme na corrida pelo Oscar, enquanto a imprensa especializada espera uma estreia estelar para esse final de semana.

MAIS SOBRE CINEMA