No dia de Halloween, relembre alguns dos melhores filmes de terror

Gênero encanta e fascina gerações há décadas

por Diário de Pernambuco 31/10/2014 20:52

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução
(foto: Reprodução)
Ah, o medo. Esse sentimento tão fascinante para alguns, mas que outros preferem passar longe. Um dos gêneros mais populares do cinema, o terror vem há décadas encantando gerações, desde os primeiros clássicos do cinema em preto e branco até as produções recentes como Invocação do Mal e Annabelle. E como hoje, sexta-feira (31) é o famoso Dia das Bruxas. O Viver preparou uma lista especial com alguns dos melhores filmes do gênero para você curtir. Se garante?

The evil dead (1981), de Sam Raimi
Um dos clássicos do cinema trash, foi dirigido por Sam Raimi, que ficou famoso recentemente por comandar os filmes do Homem-Aranha (2002-2007). Com uma trama relativamente simples, mostra um grupo de amigos preso em uma casa no meio da floresta, enfrentando uma antiga entidade demoníaca. Lembra de todos os filmes que você viu com roteiro similar? Pois bem, aqui está o início de tudo.

 

 

 

O exorcista (1973), de William Friedkin
Esse clássico já tirou o sono de muita gente. Para se ter uma noção do nível, só a música tema já dá calafrios no mais corajoso dos espectadores. A trama, acompanha um padre (Max Von Sydow) chamado para realizar um exorcismo em uma garota supostamente possuída por uma entidade demoníaca.

 

 

 

O iluminado (1980), de Stanley Kubrick
Baseado no livro de Stephen King, este clássico de Kubrick introduziu um elemento claustrofóbico na trama. Uma família está presa em um hotel coberto por uma forte nevasca. Quando tudo parece ir bem, o pai Jack (Jack Nicholso), enlouquece, e tenta assassinar sua esposa e filho. A cena de Nicholson com um machado gritando "Here's Johnny!" é até hoje uma das mais parodiadas do cinema.

 

 

 

Todo mundo quase morto (2004), de Edgar Wright
Fugindo da regra de filme de terror, esta comédia com a dupla Simon Pegg e Nick Frost tira onda com os maiores clichês de filmes de zumbi. Tem como não rolar de rir com as situações absurdas vividas por Pegg e turma?

 

 

 

Madrugada dos mortos (2004), de Zack Snyder
Refilmagem do filme de 1978. O longa de Zack Snyder é celebrado por trazer de volta o gênero "filme de zumbi" à popularidade de outrora. Com direção inspirada na original do mestre George Romero, Snyder transporta o espectador para a tensão de um grupo de sobreviventes isolados de um ataque zumbi. Conta também com final inesperado.

 

 

 

Invocação do mal (2013), de James Wan
Do mesmo diretor de Jogos mortais (2004), o longa é quase uma homenagem aos grandes filmes do gênero, no longa percebemos elementos consagrados do gênero, nele pode-se notar influências variadas, como até do já citado O exorcista. O filme acompanha um casal de exorcistas contratado para ajudar uma família atormentada por espíritos.

 

 

MAIS SOBRE CINEMA