Filme com Juliette Binoche e Kristen Stewart encerra o Cine BH

'Acima das nuvens', de Olivier Assayas, conta a história de uma atriz que ao montar uma peça tem que lidar com o envelhecimento e outros traumas

por Carolina Braga 23/10/2014 07:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Califórnia Filmes/Divulgação
Acima das nuvens encerra a Cine BH, às 20h30, no Humberto Mauro (foto: Califórnia Filmes/Divulgação)
Filme escolhido para encerrar a mostra Cine BH, 'Acima das nuvens', de Olivier Assayas, é belo exercício de metalinguagem. Tem elenco tão afinado que dá gosto de ver e se deixar enredar pelos mistérios e projeções humanas abordadas. Curioso como a escolha de Juliette Binoche e Kristen Stewart como protagonistas já carrega questões postas no roteiro. Entre elas estão o permanente conflito entre o mundo das celebridades e a arte, além das angústias criativas inerentes a qualquer processo de montagem. Assayas faz isso de maneira muito elegante e até engraçada.


O filme, que será exibido nesta quinta-feira no Cine Humberto Mauro, conta a história da atriz Maria Enders (Binoche). Na Suíça para homenagear o diretor e dramaturgo considerado seu mentor, recebe o convite para remontar a peça que a revelou há 20 anos. A ideia, porém, é que assuma a personagem mais velha do texto e contracene com a nova – e badaladíssima – estrela do cinema Jo-Ann Ellis (Chloë Grace Moretz). Eis aí implícitas as dificuldades em lidar com o envelhecimento entre outros traumas.

Mocinha da saga 'Crepúsculo', Kristen Stewart é agora uma dedicada assessora que vai ajudar Maria a se descobrir no papel de Helena. Enquanto esmiuçam a peça, as relações da ficção parecem se espelhar na realidade. Daí nasce o jogo que, além de envolver personagens, convida o público a decifrar os mistérios escondidos na relação delas.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA