Cineasta pernambucano dirige filmes de suspense em Los Angeles

Jonas Odenheimer Lucena acaba de lançar seu primeiro longa-metragem

por Julio Cavani 15/09/2014 09:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jonas Odenheimer Lucena/ Divulgação
Diretor exercita o terror em 'Classroom 6' (foto: Jonas Odenheimer Lucena/ Divulgação)
Jonas Odenheimer Lucena é um cineasta pernambucano que tem traçado um caminho totalmente diferente do seguido pelos diretores de cinema de Pernambuco. Seus curtas e seu primeiro longa-metragem nem sequer foram produzidos no Brasil. Ele saiu do país aos 20 anos de idade e atualmente mora em Los Angeles, onde já dirigiu dois filmes em pleno mercado de trabalho de Hollywood.

Com 28 anos de idade, Jonas voltou ao Recife este mês para visitar a família e renovar seu visto de trabalho no consulado americano. Ele também quer aproveitar a visita para conhecer o cinema feito em Pernambuco e elaborar algum tipo de parceria com seus conterrâneos, já que tem bons contatos no mercado hollywoodiano, onde trabalhou nos estúdios da Universal, por exemplo, como consultor de roteiros.

"Eu passava o dia inteiro lendo, mas dava para passear pelos estúdios da Universal e ver locações de filmagens", relembra o cineasta em entrevista cedida no bairro de Boa Viagem, onde ele morou durante a maior parte de sua vida (foi aluno do Colégio Santa Maria e da FBV). O sobrenome Lucena é comum no Nordeste e Odenheimer foi herdado de seu avô.

Suspense e terror são os gêneros cinematográficos que têm sido explorados por Jonas, outra diferença fundamental entre sua obra e a produção pernambucana (salvo exceções, cineastas locais não têm explorado esse caminho). 'Classroom 6', seu primeiro longa, foi finalizado em 2014 e já participou do Fright Nights, festival austríaco dedicado ao horror, realizado em Viena no mês de abril. "Pretendo fazer outros tipos de filme no futuro, mas é importante começar em um estilo para lançar meu nome e ganhar segurança", acredita.

Nando Chiapetta/ DP/ D.A.Press
Jonas está no Recife (foto: Nando Chiapetta/ DP/ D.A.Press)
O filme foi rodado em Los Angeles em apenas três noites, com uma escola como cenário. A trama segue o estilo do found footage, que simula imagens de vídeo filmadas pelos próprios personagens. O orçamento teve um valor simbólico. Os integrantes da equipe e do elenco aceitaram participar com cachês abaixo do mercado. "Menos de 20 pessoas participaram de todo o processo, incluindo os nove atores", calcula. "Alguns eram amigos que ajudavam durante algumas horas e depois precisavam sair."

'The whispering', primeiro curta-metragem do diretor, foi filmado na Tailândia, país onde ele morou antes de mudar-se para a Califórnia. Seu curta mais recente é 'The interview', que esta semana participa do Los Angeles Brazilian Film Festival no Teatro Egípcio da Hollywood Boulevard. No início, Jonas trabalhava em hotéis e participava de filmes nas horas vagas, como assistente em diversas funções ou na produção de vídeos de making of. Depois, começou a realizar suas próprias produções e a trabalhar nos bastidores da indústria cinematográfica.

"Você pode fazer mil curtas, mas os investidores precisam saber se você é capaz de assumir um projeto maior", constatou. Graças à credibilidade conquistada com Classroom 6, Jonas Odenheimer Lucena recebeu um convite para dirigir mais um longa em 2015, como diretor contratado de uma produtora independente de Los Angeles. Mais uma vez, é um filme de suspense. "Não posso revelar detalhes, mas antecipo que terá um estilo semelhante", prevê. O projeto atualmente está em fase de captação de recursos.

FILMOGRAFIA E SINOPSES:

'Classroom 6' (longa-metragem)
Com a ajuda de um médium, a repórter Annie Monroe (Valentina Kolaric) e sua equipe, investigam uma misteriosa escola com fama de mal-assombrada. Logo o grupo descobre uma estranha força que ameaça a vida de todos ali presentes. Acuados no local, coisas terríveis passam a acontecer.



'The interview' (curta)
Depois de concorrer a uma posição na máfia, um ex-policial descobre que para pegar o trabalho terá que matar um homem inocente para provar lealdade.

'The whispering' (curta)
Um rapaz encontra presenteia a namorada com uma máscara misteriosamente encontrada em seu escritório. Durante a noite, ela começa a ouvir sussuros sinistros enquanto o namorado começa a se comportar de maneira estranha.

MAIS SOBRE CINEMA