Listamos 11 filmes que mostram histórias do atentado em 11 de setembro; confira

Ataque às Torres Gêmeas, em Nova York, inspirou diversos diretores em longas e documentários sobre o tema

por Fernanda Machado 11/09/2014 16:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Youtube / Reprodução
Cena de 'Torres gêmeas', em que Nicolas Cage vive membro das equipes de resgate na tragédia (foto: Youtube / Reprodução)
Os acontecimentos que marcaram a história dos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 foram inspiração para diversas leituras — desde o impacto na produção cultural pelo lamento às vítimas até o desenvolvimento de teorias conspiracionistas, às centenas. O cinema não deixou de refletir esse choque à sua maneira, com pluralidade e diferentes níveis de sensibilidade.

 

O ataque terrorista às Torres Gêmeas, em Nova York, e ao Pentágono, em Washington, foram retratados nas telonas em vários ângulos, ficcionais e documentais, tanto pela ótica dos milhares de vítimas quanto sob o olhar escrutinador dos trabalhos de resgate. As posteriores operações militares norte-americanas no Oriente Médio, decorrentes dos atentados, também inspiraram uma série de adaptações para as câmeras. Confira uma seleção de 11 filmes sobre o 11 de setembro de 2001:

'Fahrenheit 9/11' (2004)
Escrito, dirigido e estrelado pelo cineasta Micheal Moore, o documentário investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001, analisando a relação do ex-presidente George W. Bush com o fato.


'Voo United 93' (2006)
O drama conta a história do Voo 93 da United Airlines, que caiu na Pensilvânia em 11 de setembro de 2001. A aeronave também foi sequestrada por terroristas, mas não chegou a atingir seu alvo. Na versão contada no filme, alguns passageiros lutaram com os terroristas e impediram o atentado.


'As Torres Gêmeas' (2005)
Drama conta o incidente do ponto de vista das equipes de resgate. Nicolas Cage interpreta um sargento do Departamento de Polícia Portuário envolvido no socorro das vítimas do atentado.


'11 de setembro' (2002)
O filme é uma compilação de onze curtas sobre os ataques terroristas aos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001. Um deles, Ken Loach, rememora que Salvador Allende foi deposto do governo chileno em 11 de setembro de 1973, no golpe que deu início ao governo militar no país.


'Guerra ao terror' (2008)
Longa explora reação dos Estados Unidos ao atentado através das ofensivas no Oriente Médio. No longa, um esquadrão anti bombas do exército norte-americano está em ação em pleno Iraque, num cenário pós 11 de setembro.


'Segredos de estado' (2006)
Produção conjunta entre Portugal, Itália e França é um suspense dramático em torno da vida de um espião que precisa desaparecer por saber demais sobre o que iria acontecer nos Estados Unidos, alguns dias antes do atendado.


'People – Histórias de Nova York' (2005)
Em tom ficcional, conta a história de sete pessoas que tentam recomeçar suas vidas um ano após o atentado de 2001.

 

 

'Reine sobre mim' (2007)
Narra a trajetória de um personagem, vivido por Adam Sendler, que perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Ele procura apoio em um antigo amigo da faculdade, o dentista bem sucedido Alan Johnson (Don Cheadle), que também passa por problemas.

 

 

'Tão forte e tão perto' (2011)
Baseado em um livro de mesmo nome, o longa conta a história de um garoto de 10 anos que perde seu pai, interpretado por Tom Hanks, no ataques às Torres Gêmeas. Depois disso, o garoto inicia uma jornada por Nova York para encontrar uma fechadura para uma chave deixada pelo pai.

 

 

'Inside 9/11'  (2005)
Documentário feito pela National Geographic fala desde a origem da Al Qaeda até os ataques aos Estados Unidos em 2001.

'102 Minutos que Mudaram o Mundo' (2009)
Produzido pelo History Channel, o documentário fala sobre o ataque ao World Trade Center com imagens que retratam os 102 minutos entre os ataques às torres.

MAIS SOBRE CINEMA