Idosos estrelam mostra de filmes dedicada à Terceira Idade no Espaço BH Cidadania da Região Norte

Documentários em curta-metragem revelam histórias de vida e as dificuldades enfrentadas por personagens idosos

por Bossuet Alvim 04/08/2014 11:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Fran Bernardes/Divulgação
Homem de 71 anos vive em caverna e revela sua rotina no documentário 'Brilhantino', uma das três obras que formam a programação da mostra no Crav do Novo Aarão Reis (foto: Fran Bernardes/Divulgação)
Três filmes que concentram suas narrativas na trajetória de personagens idosos formam a programação de uma mostra dedicada à terceira idade no Centro de Referência Audiovisual (Crav) na Região Norte de Belo Horizonte. Os curtas 'Daqui nós não arreda o pé' (2005), 'Brilhantino' (2007) e 'Idade das emoções' (2012) serão exibidos na próxima quinta-feira, 7, a partir das 14h30 no Espaço BH Cidadania do Bairro Novo Aarão Reis.

 

Dirigido por Jairo Teixeira dos Santos e com trilha sonora assinada por Sérgio Pererê, 'Daqui nóis não arreda o pé' narra a história de duas irmãs que se mudam da zona rural para a cidade e, na casa dos sessenta anos, são confrontadas com o preconceito de seus novos vizinhos. O documentário mostra que os moradores da cidade chegaram a fazer um abaixo-assinado pela expulsão das idosas.

 

'Brilhantino', de Ériton Berçaco, revela detalhes do cotidiano de João José Brilhantino, que aos 71 anos vive em uma caverna no Sul do Espírito Santo. Já 'Idade das emoções', fruto do curso Cinema Web, promovido no Centro Cultural Venda Nova, em BH, apresenta depoimentos de idosos sobre a vida em asilos. Além das projeções, o espaço recebe exposição de material relacionado à produção cinematográfica, como equipamentos e livros que abordam o assunto.

 

Mostra 'terceira idade'

Quinta-feira, 7 de agosto, a partir das 14h30 no Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis (Av. Risoleta Neves, 347). Entrada franca. Informações: (31) 3277-6330.

 

Confira o curta 'Idade das emoções', que integra a mostra  da terceira idade:

 



MAIS SOBRE CINEMA