Batman comemora 75 anos com reedição de revista e superprodução nos cinemas

Em 1939, o super-herói órfão, milionário e mascarado surgiu pela primeira vez numa história em quadrinhos

por Lucas Lavoyer 23/07/2014 10:04

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
DC/Divulgação
(foto: DC/Divulgação)
Se Bruce Wayne — personagem por trás da máscara negra do Batman — fosse de carne e osso, poderia estar aposentado ou enfraquecido demais para render criminosos ou combater a corrupção, para alívio das várias máfias, gangues e bandidos da ficcional Gotham City. Nesta quarta-feira, o homem-morcego da DC Comics, desenhado inicialmente pelos norte-americanos Bill Finger e Bob Kane, completa 75 anos e traz novidades para seus apreciadores.

A data 23 de julho já foi imortalizada e considerada o Dia do Batman. Em 1939, o super-herói órfão, milionário e mascarado surgiu pela primeira vez numa história em quadrinhos, no volume 27 da revista 'Detective comics' — série iniciada em março daquele ano. Como homenagem, a DC Comics publicará uma versão especial dessa edição histórica este ano, trazendo quatro máscaras que marcam a trajetória do cavaleiro das trevas, ilustradas pelo norte-americano Ryan Sook.

Além disso, outras ações devem ser promovidas para lembrar o aniversário do Batman. Uma logo especial será usada em todas as campanhas e peças publicadas ou desenvolvidas, que devem abranger todas as mídias nas quais o personagem participa, das revistas ilustradas à internet e videogames. Dentre as surpresas, há um curta-metragem intitulado 'Strange days', dirigido por Bruce Timm, mesmo nome responsável pela série animada do herói.

Depois de protagonizar uma das consideradas melhores trilogias dos anos recentes, o Batman tem data marcada para retornar às telonas, em pelo menos dois filmes. Em 'Batman vs. Superman', Ben Affleck usará as vestimentas negras e demais aparatos tecnológicos que o reconhecem. O longa, dirigido por Zack Snyder, tem previsão para estrear em meados de 2016 e ainda está na fase inicial de produção.

Dois anos depois, o Cavaleiro das Trevas será um dos protagonistas na trupe de super-heróis que forma a Liga da Justiça. A direção será também de Snyder. Por enquanto, ainda não há informações sobre a trama e elenco, e as gravações ainda não começaram, mas a previsão é de que o longa-metragem concorrente de os Vingadores desembarque em 2018.

Breve história

Detalhado pelo roteirista Bill Finger e desenhado pelo quadrinista Bob Kane, o Batman sempre foi um herói sombrio, moldado pela violência imensurável de Gotham City ainda na infância, quando os pais foram assassinados sob seus olhos. Nas primeiras aparições, na Detective comics, já fazia jus à alcunha de Cavaleiro das Trevas.

Somente um ano mais tarde, em 1940, a DC Comics publicou a edição 38 da mesma série, na qual o ajudante-mirim Robin apareceu e deixou um clima menos pesado para a trama do homem-morcego. Pouco tempo depois, ainda naquele ano, a revista homônima foi publicada numa frequência de um volume a cada quatro meses e trouxe consigo os vilões Coringa e Mulher Gato.


VOCÊ SABIA?

» Antes de Christian Bale e Ben Affleck, os atores George Clooney, Val Kilmer e Michael Keaton também deram vida ao homem morcego nas telonas.

» Christian Bale teria recebido uma proposta de US$ 60 milhões para voltar a ser o Batman, mas mesmo assim recusou.

MAIS SOBRE CINEMA