Parceria entre marcas de brinquedo e estúdios rende filmes de sucesso

Produções como Transformers e Uma Aventura Lego transformam bonecos em estrelas do cinema

por Julio Cavani 14/07/2014 10:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução/YouTube
'Uma aventura Lego' é favorita ao Oscar 2015 na categoria Melhor Animação (foto: Reprodução/YouTube)

As indústrias do cinema e dos brinquedos sempre andaram de mãos dadas, pelo menos desde os clássicos do faroeste, quando bonecos de caubóis, índios e cavalos mexiam com o imaginário infantil. Essa aliança, que alcançou parâmetros milionários a partir da década de 1970 com a série Star wars, voltou com força total nos últimos anos com a multiplicação de superproduções inspiradas em figuras de plástico, como G.I. Joe (Comandos em Ação), Uma aventura Lego e, principalmente, a série Transformers.

 

Nesses últimos casos, a diferença é que os brinquedos viram filmes, e não o contrário. Atualmente, está em cartaz nos cinemas Transformers: A era da extinção, quarto episódio da franquia dirigida por Michael Bay. A essência original dos bonecos era a transformação de carros em robôs. Esse princípio continua presente, mas vira apenas um detalhe, como uma curiosidade, que se perde e fica em segundo plano diante das cenas de batalhas entre criaturas gigantes de tecnologia alienígena. No caso do Lego, ocorre o contrário, já que o cinema funciona para reafirmar o potencial lúdico dos tijolinhos de plástico.

Protagonistas

Lego



Favorito ao Oscar de 2015 na categoria de Melhor Animação, 'Uma aventura Lego' transporta a lógica criativa do brinquedo para cenas que valorizam a possibilidade de montar, desmontar e remontar as peças. Mesmo produzido em computação gráfica, simula a técnica stop motion com fotografias, como se tivesse sido filmado com os
próprios tijolinhos.

Comandos em Ação



O nome em português adotado no Brasil entre as décadas de 1970 e 1990 não foi transportado para o filme, lançado como G.I. Joe (título original em inglês). Já foram lançados dois episódios, A origem de Cobra (2009) e Retaliação (2013). Bruce Willis, Dwayne Johnson, Channing Tatum e Dennis Quaid estão entre os atores que deram vida a bonecos militares clássicos.

Toy Story



Os três filmes da série de animação Toy story resgatam diversos brinquedos antigos, que aparecem como personagens coadjuvantes. O Senhor Batata, os soldadinhos verdes de plástico, um telefone com rodas, o Cachorro de Mola e Barbie (junto com o namorado Ken), que marcaram gerações de crianças, fazem participações especiais.

Barbie



Além de participar da trilogia Toy story, a boneca já ganhou diversos filmes e seriados para TV ou vídeo (DVD), mas ainda não chegou ao cinema com longa-metragem próprio. Ainda não há projeto anunciado, mas vale a pena imaginar se seria possível fazer uma produção com atores de verdade ou se apenas animações fariam sentido.

Meu querido pônei



Criados pela Hasbro, a mesma empresa que lançou os Transformers, os pôneis estrelaram um longa de animação homônimo, em 1986, com vozes de atores famosos como Danny DeVito e Madeline Kahn. Também foram feitos diversos seriados e filmes para a TV, alguns com ênfase nas meninas que guiam os pequenos equinos.

Playmobil



Existe um filme de animação, de 88 minutos, lançado em 2009, feito para o mercado de TV e vídeo, chamado O segredo da ilha pirata, mas ainda não há previsão de adaptação para o cinema. Os brinquedos foram criados na Alemanha em 1974
pelo inventor Hans Beck (1929-2009).

Batalha naval




Batalha Naval é um clássico que pode ser jogado por qualquer pessoa com papel e caneta, mas ganhou diversas versões com caixas, tabuleiros e peças de plástico (a mais famosa é a da marca Hasbro). Battleship:A batalha dos mares é o título do filme de guerra com elementos de ficção científica lançado em 2012, com a cantora Rihanna no elenco.

 

Um time show de bola

 

 

A animação argentina Um time show de bola transforma os bonecos dos jogos de totó em heróis. Ele ganham vida e ajudam os moradores de uma cidade a vencerem uma partida de futebol contra jogadores de verdade.

MAIS SOBRE CINEMA