David Cronenberg ganha mostra com três filmes no Cine Humberto Mauro

Longas 'Scanners %u2013 Sua mente pode destruir', 'Videodrome %u2013 A síndrome do vídeo' e 'A mosca' serão exibidos de hoje até sexta-feira

por Fernanda Machado 02/07/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Fox/Divulgação
'A mosca', filme de David Cronenberg de 1986, venceu o Oscar de maquiagem (foto: Fox/Divulgação)
Três filmes de David Cronenberg que marcaram a década de 1980 serão exibidos desta quarta até sexta-feira no Cine Humberto Mauro, em curta mostra dedicada à obra do cineasta canadense. 'Scanners – Sua mente pode destruir' (1981) retrata pessoas que nasceram com poderes telecinéticos, capazes de ler pensamento depois de submetidas a experiências em laboratório. O filme questiona os reflexos desses poderes na organização social, como, por exemplo, livre-arbítrio e direito prisional, e, ao mesmo tempo, discute sobre a influência da tecnologia nas nossas vidas.


Já em 'Videodrome – A síndrome do vídeo' (1983), a relação do homem com a mídia e os reflexos de alterações no corpo humano são as temáticas em questão. Por fim, será apresentado o filme mais conhecido de Cronenberg dessa primeira fase. 'A mosca' (1986), vencedor do Oscar de maquiagem, é a refilmagem de um clássico do horror, 'A mosca da cabeça branca' (1958). Um cientista (interpretado por Jeff Goldblum) perde, aos poucos, suas características humanas depois de ter servido de cobaia em experimento de teletransporte.

TRÊS VEZES CRONEMBERG

De quarta a sexta no Cine Humberto Mauro, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, (31) 3236-7400. Entrada franca.



MAIS SOBRE CINEMA