Clint Eastwood e o desafio de adaptar o musical "Jersey Boys" para o cinema

Filme estreia no Brasil no dia 26 de junho

por AFP - Agence France-Presse 20/06/2014 13:17

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
ROBYN BECK / AFP
O diretor Clint Eastwood (foto: ROBYN BECK / AFP)
O diretor Clint Eastwood revela em 'Jersey Boys: em busca da fama' a excepcional história do grupo de pop-rock The Four Seasons, que na década de 1960 triunfou com canções famosas, mas que foi afetado por rivalidades internas e pelas amizades duvidosas de seus integrantes. 'Jersey Boys', que estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos e no dia 26 de junho no Brasil, é a adaptação de um musical famoso da Broadway.

Com um roteiro de Rick Elice e Marshall Brickman - coautor dos primeiros filmes de Woody Allen -, Eastwood segue ao pé da letra a construção dramática do espetáculo original e cria um "filme musical", no qual as canções são onipresentes, mas bem distante de longas-metragens ao estilo "Os Miseráveis".

"Acredito que toda a carreira de Clint Eastwood leva a este filme", declarou John Lloyd Young, que interpreta o vocalista Frankie Valli.

"Clint é um fã e um músico de jazz, compôs a música de alguns de seus filmes, conhece música", afirmou.

"Se você analisa a carreira dele, há sinais no caminho que anunciavam que quando este espetáculo existisse, estaria perfeitamente capacitado para adaptá-lo".

Da fama ao fim
Em meados da década de 1950 Frankie Valli e Tommy DeVito, dois italo-americanos de Nova Jersey, se uniram para formar o primeiro grupo da dupla.

Apesar da voz em falsete de Frankie ter proporcionado um pouco de fama, foi apenas com a chegada na década de 1960 de Nick Massi e Bob Gaudio - compositor de todos os sucessos do grupo - que The Four Seasons decolou para a fama mundial."Sherry", "Big Girls Don't Cry", "Walk Like a Man", "Rag Doll", "Save it for Me" e "Can't Take My Eyes Off You" foram sucessos em todo o mundo e estão entre as canções mais regravadas da história.

Mas a inveja, os conflitos de interesse, as duvidosas relações de Tommy - cercado pela máfia - e a má administração da fortuna do grupo, que obrigou Frankie a sanear as dívidas do grupo durante anos, provocaram o fim da banda. "Não é uma história do passado", destaca Erich Bergen, que interpreta Bob Gaudio.

"No dia da exibição do filme em Las Vegas, os membros originais do Four Seasons estiveram ao nosso lado. Frankie não dirigiu a palavra a Tommy. Esta história ainda não acabou".

Três dos quatro actores do filme participaram na produção do musical em Las Vegas. O último a chegar, Vincent Piazza (Tommy DeVito), conhecido pela série de TV "Boardwalk Empire", nunca havia cantado ou dançado, mas conseguiu superar o desafio.

"Tommy não era o mais assíduo do grupo porque tinha uma vida paralela. Portanto, se ele estava um pouco desconcentrado, tinha uma desculpa porque era justamente o tipo de cara que errava um passo, que poderia estar distraído, jogando em um cassino ou com mulheres", disse.

Michael Lomenda, que interpretou Nick Massi "mais de 1.200 vezes", viveu o filme como uma "experiência totalmente nova, porque é necessário saber quem você é e desenvolver a própria identidade".

Fiel a seu estilo, Eastwood terminou as filmagens antes do tempo previsto e respeitou o orçamento estabelecido, limitando-se a uma ou duas tomadas por cena e confiando totalmente nos atores. "Ele está em um ponto na carreira no qual faz o que quer", reconheceu Erich Bergen. "Há poucas pessoas que teriam conseguido fazer 'Jersey Boys' como ele fez, sem estrelas do cinema, sem transformar a peça em um musical caro".

MAIS SOBRE CINEMA