Memorial Minas Gerais Vale exibe o filme 'Pipiripau: o mundo de Raimundo'

Sessão do documentário faz parte do projeto Cinema e Memória da Cidade de Belo Horizonte

por Fernanda Machado 19/06/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
O diretor Aluizio Salles Junior participa de sessão comentada nesta quinta-feira (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )
O projeto Cinema e Memória da Cidade de Belo Horizonte promove, de hoje a 31 de julho, no Memorial Minas Gerais Vale, a exibição do filme 'Pipiripau: o mundo de Raimundo', do diretor Aluizio Salles Junior, misto de documentário e ficção sobre o presépio construído ao longo da vida por Raimundo Machado. Hoje e nos dias 3 e 24 de julho haverá sessão comentada. A desta noite terá a presença do diretor e de Maria Luíza Machado, Maria Lúcia Ramos e Magno Machado, filha e netos de Raimundo Machado.

O filme é feito a partir da recuperação de um precioso depoimento de história de vida, realizado em 1983 pela professora Vera Alice Cardoso Silva e registrado em uma simples fita cassete, em que Raimundo Machado, criador do Presépio do Pipiripau, narra sua própria história, que se funde com a criação do presépio e os primeiros anos da nova capital mineira. Ao longo da narrativa, percebem-se os traços e o desenvolvimento da jovem cidade de Belo Horizonte, fundada em 1897, apenas nove anos antes do início da construção do presépio mecânico.


Aluizio Salles Junior é formado em publicidade pela PUC Minas e atuou na criação de roteiros para a Embrafilme, além de ter dirigido séries e programas de TV para a TV Escola do MEC na TV Minas e Secretaria de Educação de Minas Gerais, onde também dirigiu e coordenou a montagem técnica e operacional da Central de Produção Audiovisual do Portal Web e Centro de Referência Visual do Professor. Atuou também como diretor de cena e fotografia em inúmeras produções audiovisuais. Em 1981, fundou a Fazenda Cinema e Vídeo, voltada para produções culturais e educacionais, realizando diversos curtas, médias e longas, principalmente com um olhar dedicado às culturas regionais e aos bens materiais e imateriais em Minas.

MAIS SOBRE CINEMA