Ator brasileiro de 'Game of thrones', Lino Facioli fala sobre protagonista de 'O menino no espelho'

No papel principal de filme inspirado na obra de Fernando Sabino, ator de 13 anos teve oportunidade de trabalhar pela primeira vez em seu país

por Fernanda Machado 18/06/2014 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
Lino Facioli, de 13 anos faz o protagonista da história (foto: Divulgação)
Tudo começou aos poucos, quando o garoto nascido em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, que havia mudado ainda aos cinco anos para Londres, arriscou-se nos primeiros testes em teatro e logo estrelava a primeira peça. Poucos anos depois, Lino Facioli integrava o elenco de uma das séries de TV de maior sucesso mundial em todos os tempos, no papel do jovem Robin Arryn, em 'Game of thrones'. Em 2014, aos 13 anos de idade, foi a vez dele realizar seu primeiro trabalho em solo nacional, vivendo o garoto Fernando, protagonista em 'O menino no espelho'. Adaptação do livro homômino de Fernando Sabino e dirigido por Guilherme Fiúza, o longa chega aos cinemas no próximo dia 19.

“Foi o personagem que eu mais me identifiquei até hoje”, revela Lino sobre Fernando. O menino do espelho na história de Sabino é um moleque questionador e esperto, bem diferente de Robin Arryn, criança nobre, herdeira de uma família real, com a vida limitada aos muros do castelo onde vive na série 'Game of thrones'. Essa diferença teve que ser superada por Lino, que gostou muito da experiência. “Me acho muito mais parecido com o Fernando, então foi mais fácil interpretá-lo do que o Robin, que eu tenho muito mais trabalho em entendê-lo”, explica.

Para viver Fernando, foi sugerido pela direção do filme que Lino não lesse o livro para não haver qualquer tipo de interferência na personagem proposta pelo roteiro. Passadas as gravações, ele resolveu matar a curiosidade e diz ter adorado a obra, a ponto de estar lendo pela segunda vez. “Foi muito bom ver as coisas que eu me identificava com o Fernando no livro, foi uma experiência muito boa”, conta Lino sobre a leitura.

Pela primeira vez filmando no Brasil
Acostumado com os sets de filmagem internacionais e com a superprodução que é 'Game of thrones', o jovem ator trabalhou pela primeira vez em seu país de origem e aprovou a experiência. “Gravar no Brasil foi muito mais intenso, até porque foi tudo num espaço de tempo muito menor do que é em Game of thrones, por exemplo, gostei muito, acho que no Brasil sobra mais espaço para a criatividade porque as equipes são menores do que na Europa”.

Sobre a possibilidade de voltar a atuar em uma produção do cinema ou da TV brasileira, Lino Faciolli considera com carinho depois da experiência em 'O menino do espelho'. “Foi um filme feito com muito amor por todo mundo que estava no set, uma experiência muito boa, marcou minha vida, cresci muito como ator e como pessoa. Eu repetiria sim, se eu tivesse chance”, afirma ele.


Por fim, Lino aproveita para convidar o público para assistir a 'O menino do espelho', que estreia nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 19. Assista o convite do ator:

 

 

MAIS SOBRE CINEMA