Pato Donald completa 80 anos, relembre melhores momentos do personagem

Desenho surgiu em 1934, conquistando fãs no mundo todo

por Pedro Leandro 10/06/2014 14:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 Disney/Divulgação
(foto: Disney/Divulgação)
Com uma surpreendente marca de 200 filmes, o pato mais famoso do mundo das animações comemora seus 80 anos em grande estilo. Ele que ao lado de outros como Mickey Mouse, Pluto e Pateta senta no trono dos personagens mais clássicos dos estúdios Disney, desde cedo conquistou a simpatia do público,com seu jeito engraçado e sua voz esganiçada, sendo sucesso imediato já em seu nascimento em 1934. Para comemorar a data, o Viver reuniu alguns dos melhores momentos do pato nas telas, confira:

1 - Donald no país da matemágica
Em 1959, Donald protagonizou umas das iniciativas mais educativas dos estúdios Disney. Considerado uma das aparições mais icônicas do Pato Donald, o curta chegou a ser exibido em várias escolas na época, aumentando o interesse e entusiasmo das crianças para a matemática, tudo isso com o traço genial e inconfundível que é marca registrada dos estúdios Disney.



2- A galinha esperta
Exibido em 1934, o curta é creditado historicamente como a primeira aparição do Pato Donald. Nele, o pato aparecia ainda como coadjuvante na turma de Mickey Mouse mas desde então já conquistava as plateias, que o elevaram até entrar no "quinteto de ouro" da Disney.



3- A face do Fuhrer
Em um de seus curtas mais polêmicos, o Pato Donald entrava de cabeça (ou seria de bico?) na Segunda Guerra Mundial. Em 1942 foi exibido A face do Fuhrer, nele, Donald embarcava em um sonho distópico, onde ele ia parar em um lugar de nome "Nazilândia", chegando a encontrar com o próprio Adolf Hitler. O curta, de cunho anti-nazista chegou a vencer o Oscar de melhor curta de animação em 1943.



4- Alô amigos
Ainda em tempo de Guerra, Donald chegou até a vir ao Brasil no filme AlÔ amigos, de 1944. O filme foi uma iniciativa de ampliar as relações cordiais entre os Estados Unidos e a América Latina, onde Walt Disney chegou até a criar um personagem totalmente brasileiro, o papagaio Zé Carioca.



5 - Você já foi à Bahia?
Da mesma época de Alô amigos, veio Você já foi à Bahia? (The three caballeros, na versão original). Nele, Donald é levado por Zé Carioca a pontos turísticos da capital baiana. O pato chega até a se apaixonar pela dançarina Aurora Miranda (irmã da famosa Carmem).



Durante 80 anos, o pato com vestes de marinheiro divertiu, provocou risadas e animou as manhãs de várias gerações, habitando até hoje o imaginário popular, proa da competência e dedicação de seu criador, Walt Disney. Vida longa ao Pato Donald.

MAIS SOBRE CINEMA