Mostra 'A ditadura na tela' exibe a resistência feminina no regime militar

Depois da exibição do filme vai acontecer um debate com pesquisadoras do Núcleo de História Horal da UFMG

por Estado de Minas 28/05/2014 09:57

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Magalhães/EM/D. A Press
Gilse Cosenza está entre as personagens de 'Subversivas - Retratos femininos de luta contra a ditadura' (foto: Beto Magalhães/EM/D. A Press)

Na programação da mostra 'A ditadura na tela', que marca os 50 anos do golpe militar de 1964, o Centro de Referência Audiovisual de Belo Horizonte (Crav), em parceira com o Núcleo de História Oral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (NHO – Fafich) da UFMG, exibe nesta quarta, às 19h, no Centro de Referência da Moda, o filme 'Subversivas – Retratos femininos de luta contra a ditadura' (1h36min). Depois da sessão, haverá debate com pesquisadores do núcleo. A entrada é franca.

'Subversivas...' investiga o período da ditadura militar no Brasil sob a ótica feminina. Teresa Angelo, Gilse Cosenza, Thereza Vidigal, Angela Pezzuti e Delsy Gonçalves participaram, cada uma a seu modo, da resistência ao regime militar no país. A memória das mulheres entrevistadas traz à tona os fatos que marcaram aquela época e as suas vidas.

Os depoimentos também revelam que a luta pela liberdade e pela democracia estava presente não somente nas ações políticas, mas nas relações pessoais, familiares, no trabalho e em todo o cotidiano, aparentemente simples, mas imbuído de uma crença e de uma busca por um país justo e livre. A direção é de Fernanda Vidigal e Janaina Patrocínio e os comentários ficam a cargo de Carolina Dellamore, do Núcleo de História Oral Fafich.


SUBVERSIVAS – RETRATOS FEMININOS DE LUTA CONTRA A DITADURA
Exibição do documentário de Fernanda Vidigal e Janaina Patrocínio, quarta, às 19h. Centro de Referência da Moda, Rua da Bahia, 1.149, Centro. Entrada franca.

MAIS SOBRE CINEMA