BH recebe filmes dedicados ao universo do futebol no festival Cinefoot

Programação com entrada franca inclui mostra competitiva com sessões em vários cinemas e exposição

por Estado de Minas 18/05/2014 12:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Diego Lisboa/Divulgação
'Contra o vento', documentário sobre a conquista do Galo na Copa Libertadores 2013, integra programação da mostra gratuita, que vai de 30 de maio a 4 de junho (foto: Diego Lisboa/Divulgação)
De olho na Copa do Mundo, a programação cultural não podia deixar o cinema de fora. A partir do dia 30, começa em Belo Horizonte o Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol. A programação inclui mostras competitivas, com participações internacionais, mostras especiais, debates, oficinas, concursos de vídeo e homenagens. A ideia é fazer do esporte um centro de reflexão artística, a partir do cinema e de outras manifestações do audiovisual. O Cinefoot vai até 4 de junho.

Na mostra competitiva de longas-metragens em BH, serão apresentados os filmes 'Contra o vento', de Diego Lisboa (BA); 'Democracia em preto e branco', de Pedro Asberg (RJ); 'Dossiê 50: comício a favor dos náufragos', de Geneton Moraes Neto (RJ); 'Narradores, memórias afetivas do futebol', de Xande Pires (MG); 'O dia do Galo', de Cris Azzi e Luis Felipe Fernandes (MG); 'Pantera', de Fábio Moura (MG); e 'Stoichkov', de Borsilav Kolev (Bulgária). A cidade terá também mostra competitiva de curtas-metragens.

O Cinefoot terá ainda apresentação de filmes homenageados, entre eles 'Futebol total – Canal 100', de Oswaldo Caldeira; 'Maracanã', de Andrés Varela e Sebastian Bednarik; e 'R49 Meteoro atleticano', de Diego Lisboa. As exibições serão realizadas em vários espaços culturais da cidade – Cineart Ponteio, Cine Espaço (antigo Belas Artes), Espaço Memorial Minas Gerais e Oi Futuro – sempre com entrada franca.

Completa a programação do Cinefoot a exposição Cidade CineFoot, que vai exibir objetos do Museu Brasileiro de Futebol e Bate-Bola (Mineirão e Ronaldinho Gaúcho, homenageados pelo festival), no Museu da Minas e Metal, na Praça da Liberdade.

MAIS SOBRE CINEMA