UFMG lança livro sobre a vida e obra do cineasta José Américo Ribeiro

'Uma paixão chamada cinema' mostra a trajetória do autor, um dos principais incentivadores da arte em BH

por Ailton Magioli 08/04/2014 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

 

Álbum de família
Livro póstumo de José Américo será lançado na UFMG (foto: Álbum de família)


Quase dois anos depois da morte do autor, ocorrida em 20 de abril de 2012, chega às livrarias Uma paixão chamada cinema, escrito por José Américo Ribeiro, um dos incentivadores da sétima arte em BH e responsável pela implantação da cadeira de animação na Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Parceria da instituição com a editora C/Arte, o livro conta a história da vida do patrocinense José Américo e de sua trajetória no universo do cinema, além de reunir alguns roteiros escritos por ele. “Na verdade, não tivemos dificuldade alguma para fazê-lo. Ao levar a ‘boneca’ ao editor Evandro José Lemos da Cunha, ele imediatamente demonstrou boa vontade em colaborar”, relata a viúva Maria Stella Ribeiro. À C/Arte coube “dar uma modernização no material”, explica ela.

Além de um romance policial adiantado e de um romance quase pronto, José Américo deixou três filmes – dois rodados em parte e o outro, sobre o cavaquinista Waldir Silva, em fase de edição. Radicado no Rio de Janeiro, o produtor Tarcísio Vidigal veio a Belo Horizonte especialmente para o lançamento. Os dois se conheceram no Cineclube Universitário, já extinto, e a amizade resultou na criação do Grupo Novo de Cinema, em 1972, responsável pela produção de longas como Anjo torto.

 

 

“O livro é uma bela homenagem à memória do cinema feito em Minas Gerais”, elogia Tarcísio, lembrando que José Américo foi responsável pela formação de uma geração de cinéfilos e profissionais do setor, alunos dele na Escola de Belas-Artes da UFMG.

 “A dedicação de José Américo à animação, em especial, foi de extrema importância para o gênero no Brasil”, elogia o produtor e presidente do Grupo Novo de Cinema e TV. Para Evandro José Lemos da Cunha, professor da Escola de Belas-Artes da UFMG, o colega teve papel importante na área educacional, por meio da antiga Escola Superior de Cinema da PUC Minas, onde ele estudou, e da Belas-Artes.


UMA PAIXÃO CHAMADA CINEMA
Lançamento do livro de José Américo Ribeiro. Hoje, às 19h. Estação Ecológica UFMG, Av. Presidente Carlos Luz, 4.664, câmpus Pampulha. A obra será vendida no local a R$ 30. Informações: (31) 3409-2295.

MAIS SOBRE CINEMA