Paulo Barbosa apresenta palestra sobre trabalho do diretor Segundo de Chomón

Encontro faz parte do projeto Audiovisual em debate, da Fundação Municipal de Cultura

por Fernanda Machado 26/03/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Acervo Pessoal
(foto: Acervo Pessoal)
A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Centro de Referência Audiovisual (CRAV), realiza a primeira edição de 2014 do projeto Audiovisual em debate. O convidado é o doutor e mestre Paulo Barbosa, que apresentará a palestra: “Segundo de Chomón: por uma poética do truque”. O encontro será em 1º de abril, às 19h, no auditório do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu). A atividade tem entrada franca e é voltada aos interessados na linguagem audiovisual.


Segundo de Chomón foi um diretor espanhol especialista em truques, atuante nos primórdios do cinema. Para ele, a trucagem fotográfica era o meio de expressão e a ferramenta de que se valia para construir imagens não só fantasiosas e delirantes, mas também capazes de tornar a narrativa cinematográfica mais “realista” e verossímil. Vista em seu conjunto, a obra do diretor compõe o que se poderia chamar de uma poética do truque, cultivada ainda por outros cineastas ao longo da história, interessados em explorar as fronteiras tecnológicas do aparato cinematográfico. A palestra do professor Paulo Roberto Barbosa recupera a trajetória desse pouco conhecido realizador, examinando a abertura promovida pelo seu fazer cinematográfico identificado com a fantasia e com o experimentalismo.


Paulo Barbosa é doutor e mestre em artes visuais (cinema) pela Escola de Belas Artes da UFMG, tendo se graduado em artes plásticas pela mesma escola. Atualmente, leciona a disciplina história do cinema em cursos de pós-graduação do Centro Universitário Una. Trabalha também como ilustrador e cartunista para diferentes periódicos de Belo Horizonte. E tem artigos publicados em congressos e revistas acadêmicas, no Brasil e no exterior.

SEGUNDO DE CHOMÓN: POR UMA POÉTICA DO TRUQUE
Dia 1º de abril, das 19h às 21h. Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), Rua da Bahia, 1.723, Lourdes. Entrada franca. Informações: (31) 3277-6330 e crav.fmc@pbh.gov.br.

MAIS SOBRE CINEMA