Catherine Deneuve tem papel libertário em seu novo filme, 'On my way'

Longa ainda não tem previsão de estreia no Brasil

por Fernanda Machado 18/03/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
CLEMENS BILAN/AFP
(foto: CLEMENS BILAN/AFP)
Apesar de estar em sua sexta década de filmes, a atriz francesa Catherine Deneuve garante que está tão ocupada que não tem tempo de sentir nostalgia em relação aos papéis interpretados em obras de diretores do porte de Luis Buñuel e François Truffaut. Em seu mais recente filme, 'On my way', que estreou nos cinemas norte-americanos este mês (e ainda não tem data para chegar ao Brasil), a atriz de 70 anos interpreta Bettie, uma mulher que sai em viagem para se libertar do fardo dos problemas do restaurante da família, depois de ser abandonada pelo namorado.

Atrás do volante de seu carro velho e vestindo a mesma roupa por dias, a ex-rainha de beleza dança e bebe no clube provinciano Le Ranch, fuma com estranhos, vai para a cama com dois homens e constrói um relacionamento carinhoso com o jovem neto. Muitos dos personagens são interpretados por atores amadores.

Deneuve conta que queria trabalhar com a diretora Emmanuelle Bercot, que escreveu o filme para ela. “Eu a conhecia como atriz e diretora. Tinha visto seus filmes e achava que ela era muito interessante. Três anos atrás, concordamos que faríamos um filme juntas e ela escreveu. E eu gostei da história.”

A veterana atriz conta que gosta, principalmente, da liberdade da personagem. “De repente, ela para no meio da cozinha e diz: ‘Chega’. Ela diz: ‘Eu vou voltar’, mas, em seguida, ela vai e desaparece. É algo que todo mundo já sonhou fazer uma vez.” Deneuve também gosta do fato de Bettie ter um caso com um homem muito mais jovem. “Pensei que seria muito difícil fazer. Emmanuelle queria um ator amador, por isso fizemos alguns testes com diferentes jovens. Achei que valeu a pena tentar porque foi muito especial.”

Sobre o segredo da atriz para envelhecer com elegância, ela ensina: “Você tem que tentar não brigar tanto com a força do tempo, sabe. Não é que eu goste. Só que não é muito um problema. Talvez por ter filhos e netos, tenho um ritmo diferente. É uma maneira diferente de olhar para outras coisas do que só para você mesma.”

MAIS SOBRE CINEMA