Conheça os vencedores da 67ª edição do Bafta, o Oscar do cinema britânico

Cerimônia foi realizada no Royal Opera House, em Londres, no último domingo

por Agência Estado 17/02/2014 11:11

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 Carl Court/AFP
Diretor britânico Steve McQueen ganha o Bafta de melhor filme por 'Doze anos de escravidão' (foto: Carl Court/AFP)
'Gravidade', do cineasta mexicano Alfonso Cuarón, sagrou-se o grande vencedor da 67ª edição do Bafta, a maior premiação do cinema britânico. O longa ganhou em seis das 11 categorias nas quais concorria: melhor filme britânico, diretor, trilha sonora original, fotografia, som e efeitos visuais.

A odisseia espacial em 3D, protagonizada por Sandra Bullock, desbancou 'Longo Caminho para a Liberdade', 'Philomena', 'Rush', 'Walt nos Bastidores de Mary Poppins' e 'O Gigante Egoísta' na disputa de melhor longa produzido no Reino Unido.

Considerado um dos indicadores para o Oscar, o Bafta parece ter aumentado as chances de '12 Anos de Escravidão', do diretor Steve McQueen, ser aclamado na premiação de Hollywood, marcada para o dia 2 de março. O título levou o prêmio de melhor filme e melhor ator para Chiwetel Ejiofor.

'Trapaça' também saiu da cerimônia, que aconteceu na Royal Opera House de Londres, com motivos para comemorar. O norte-americano David O.Russel recebeu o Bafta de melhor roteiro original para a tragicomédia que escreveu ao lado de Eric Warren Singer. Jennifer Lawrence foi considerada a melhor atriz coadjuvante, desbancando Julia Roberts ('Álbum de Família') e Oprah Winfrey ('O Mordomo da Casa Branca').

A australiana Cate Blanchett sagrou-se melhor atriz por sua elogiada atuação em 'Blue Jasmine', de Woody Allen. Outro prêmio que não causou surpresa foi o de melhor ator coadjuvante para Barkhad Abdi, de 'Capitão Phillips'.

'A Grande Beleza', de Paolo Sorrentino, foi considerado o melhor filme estrangeiro da noite. E o controverso 'O Grande Gatsby' , de Baz Luhrmann, mereceu os troféus de figurino e direção de arte. 'Philomena' levou melhor roteiro adaptado e 'Frozen: Uma Aventura Congelante' saiu como melhor animação. A atriz britânica Helen Mirren foi a homenageada da noite e recebeu das mãos do príncipe William um prêmio por sua contribuição ao cinema.


Melhor filme

Doze anos de escravidão, de Steve McQueen

Melhor diretor
Alfonso Cuaron, Gravidade

Melhor atriz

Cate Blanchett, Blue Jasmine

Melhor ator
Chiwetel Ejiofor, Doze anos de escravidão

Melhor atriz coadjuvante
Jennifer Lawrence, Trapaça

Melhor ator coadjuvante
Barkhad Abdi, Capitão Phillips

Melhor filme em língua estrangeira
A grande beleza, de Paolo Sorrentino 

Melhor atriz/ator em ascensão

Will Poulter

Melhor roteiro original

David O. Russell, Trapaça

Melhor roteiro adaptado

Steve Coogan, Jeff Pope, Philomena

Melhor filme britânico
Gravidade, de Alfonso Cuaron

Melhor documentário

O ato de matar, de Joshua Oppenheimer

Melhor filme de animação
Frozen - uma aventura congelante, de Chris Buck e Jennifer Lee

MAIS SOBRE CINEMA