Debates ajudam a compreender proposta de autores de longas exibidos em Tiradentes

Além da exibição de filmes e discussões sobre os temas, várias oficinas invadem as ruas da cidade histórica

por Carolina Braga 30/01/2014 07:52

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Túlio Santos/EM/DA Press
Alunos do curso Por trás das câmeras filmaram adaptação do texto Passando o tempo (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Tiradentes - Desde que a Mostra de Cinema de Tiradentes passou a focar sua programação no cinema contemporâneo de autor, não apenas a exibição, mas também o debate do dia seguinte passou a ser tão essencial quanto o filme. Afinal, se vemos na tela apostas de linguagem, muitas escolhas precisam ser explicadas, debatidas. É o que se espera da participação da diretora Ana Moravi no encontro marcado para as 10h30 da manhã desta quinta no Centro Cultural Yves Alves.

O longa 'A mulher que amou o vento', exibido no Cine Tenda na noite desta quarta, é um dos concorrentes da mostra Aurora. O filme deixa claro o interesse da cineasta na pesquisa das imagens, mas é demasiadamente abstrato na construção da narrativa. A história sobre uma mulher que se apaixona pelo vento flerta com as as artes plásticas, com a dança, mas as cenas, apesar de belas, acabam se tornando alegóricas. Em casos assim, nada como ouvir os criadores.

Na sessão de curtas, dois filmes se destacaram na Mostra Panorama. Um deles foi 'Tremor', ficção de Ricardo Alves Jr e o outro 'O pracinha de Odessa', um documentário dirigido por Luis Felipe Labaki. Com estrutura tradicional, trata-se de um retrato oportuno sobre o ensaísta e tradutor de língua russa Boris Schnaiderman.

OFICINAS

Na noite desta quarta as equipes de filmagem das oficinas também invadiram as ruas de Tiradentes. Os alunos do curso 'Por trás das câmeras' vão adaptar o texto 'Passando o tempo', de um dos moradores de Tiradentes. As primeiras cenas foram rodadas nas imediações da igreja matriz. O resultado poderá ser visto no próximo sábado, as 17h45.

*A repórter viajou a convite da Mostra de Cinema de Tiradentes

MAIS SOBRE CINEMA