Melhor Ator no Festival de Berlim, bósnio pretende devolver Urso de Prata se não conseguir asilo

Cigano Nazif Mujic e sua família tiveram pedido negado pelo Governo da Alemanha

por AFP 23/01/2014 18:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

AFP PHOTO/ELVIS BARUKCIC
Nazif Mujic se refugiou na Alemanha com esposa e filhos; família pode ser expulsa e deportada (foto: AFP PHOTO/ELVIS BARUKCIC)
A Alemanha negou asilo para o cigano bósnio Nazif Mujic, Urso de Prata de melhor ator do Festival de Berlim 2013 e que se encontra em um abrigo de refugiados à espera de sua expulsão. "Estou disposto a devolver o Urso de Prata se não autorizarem que fiquemos aqui", declarou Mujic, de 42 anos, ao jornal Tagesspiegel, referindo-se a ele, sua esposa e seus três filhos.


Mujic levou o Urso de Prata de melhor ator na 63ª Berlinale por sua atuação no filme 'Um episódio na vida de um reciclador de metais', de Danis Tanovic.

Mujic, que jamais havia atuado, reconstrói no longa a dramática história que ele e sua esposa grávida e gravemente doente viveram ao serem rejeitados em vários hospitais por não terem seguro social. Indagado sobre a situação de Mujic, Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, afirmou que o festival quer "ajudá-lo na medida de suas possibilidades".

JOHANNES EISELE/AFP PHOTO
Em fevereiro de 2013, Nazif recebeu o Urso de Prata de Melhor Ator por sua única performance no cinema, interpretando a própria vida em 'Episódio na vida de um reciclador de metais' (foto: JOHANNES EISELE/AFP PHOTO)
 

MAIS SOBRE CINEMA