Documentário 'São Silvestre', de Lina Chamie, ganha exibição no Cine 104

O filme constrói a experiência de forma sensorial, revelando o corpo a corpo do homem que corre pela cidade

por Fernanda Machado 22/01/2014 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pandora Filmes/Divulgação
A corrida de São Silvestre é tema do filme da diretora Lina Chamie (foto: Pandora Filmes/Divulgação)
Em cartaz no Cine 104, às 19h, o documentário 'São Silvestre', da diretora Lina Chamie, clarinetista de formação clássica que abandonou a música para se dedicar ao cinema. Filha do poeta Mário Chamie, não é a primeira vez que Lina se interessa pela mais famosa corrida de rua do Brasil. Em 2011, ela dirigiu um curta-metragem de 18 minutos também intitulado 'São Silvestre'.

No novo filme, com 80min de duração, a diretora mostra a corrida de ângulo muito interessante: a câmera está acoplada ao corpo do ator Fernando Alves Pinto. A proposta do documentário é captar o cansaço, a velocidade, o suor, a respiração e o movimento dos atletas durante a tradicional prova de atletismo em São Paulo.


Dessa maneira, o filme constrói a experiência de forma sensorial, revelando o corpo a corpo do homem que corre pela cidade. Lina Chamie assina roteiro e direção e a fotografia é de José Roberto Eliezer. Nas obras da diretora, música e sétima arte dialogam sempre. No currículo de Lina estão 'Eu sei que você sabe', 'Tônica dominante' e 'A Via Láctea'.

MAIS SOBRE CINEMA