James Schamus presidirá júri do 64º Festival de Berlim

Atores de 'Frances Ha', 'Herói' e 'Em um mundo melhor' também farão parte da bancada de jurados

por Fernanda Machado 15/01/2014 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
LUCAS JACKSON/REUTERS
(foto: LUCAS JACKSON/REUTERS)
A organização da 64ª edição do Festival de Berlim de 2014 terá o produtor e roteirista James Schamus como presidente do júri, que incluirá também o ator vencedor do Oscar Christoph Waltz.


Schamus produziu filmes como 'O tigre e o dragão' (2000) e 'Brokeback Mountain' (2005) – pelo qual levou um Bafta. Como roteirista, é responsável pelo filme de Ang Lee, vencedor do Urso de Ouro de 1993, 'Banquete de casamento'.


Entre os oito integrantes do júri que escolherá o vencedor do Urso de Ouro deste ano estão também a atriz americana Greta Gerwig ('Frances Ha'), o diretor francês Michel Gondry ('Brilho eterno de uma mente sem lembranças'), a produtora Barbara Broccoli ('007: Operação Skyfall'), a cineasta iraniana Mitra Farahani, o ator de Hong Kong Tony Leung ('Herói') e a atriz dinamarquesa Trine Dyrholm ('Em um mundo melhor').


Ano passado, o diretor chinês Wong Kar-Wai presidiu o júri que premiou o filme romeno 'Instinto materno'. Este ano, o novo longa de Wes Anderson, 'O Grande Hotel Budapeste' – que abre o festival – é um dos favoritos, ao lado de Aloft, de Claudia Llosa e Aimer, boire et chanter, de Yann Demange.


O Festival de Berlim será promovido de 6 a 16 de fevereiro, abrindo a temporada de grandes festivais de filmes europeus.



MAIS SOBRE CINEMA