Festival de cinema de Tiradentes divulga os selecionados para a Mostra Aurora

Sete longas-metragens inéditos foram selecionados para o segmento competitivo da Mostra de Cinema de Tiradentes destinado a jovens realizadores. Entre eles, estão quatro produções mineiras

por Estado de Minas 25/12/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Maria Caram/Divulgação
'A mulher que amou o vento', produção mineira de Ana Moravi, integra a mostra (foto: Maria Caram/Divulgação)
Sete longas-metragens inéditos foram selecionados para a Mostra Aurora, segmento competitivo da Mostra de Cinema de Tiradentes destinado a jovens realizadores. Quatro das produções são mineiras: A vizinhança do tigre, de Affonso Uchôa; Aliança, de Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral; O bagre africano de Ataleia, de Aline X e Gustavo Jardim; e A mulher que amou o vento, de Ana Moravi. Os outros três selecionados foram Bat-Guano, de Tavinho Teixeira (PB), Branco sai preto fica, de Adirley Queirós (DF) e Aquilo que fazemos com as nossas desgraças, de Arthur Tuoto (PR).

Os filmes foram selecionados entre mais de 50 inscritos, todos de diretores com até três longas no currículo. “A 17ª Mostra de Tiradentes confirma a tendência debatida na edição de 2013, de que a regionalização é um fato também na produção independente. Os critérios de seleção partiram de um pressuposto: um entendimento panorâmico dos estilos e dramaturgias em jogo no cinema brasileiro contemporâneo”, afirmou o curador Cléber Eduardo.

Pelo segundo ano consecutivo, o melhor filme da Mostra Aurora segundo a crítica vai ganhar o Prêmio Itamaraty, no valor de R$ 50 mil. Além disso, será agraciado com o Troféu Barroco e serviços e materiais cinematográficos. O título vencedor pelo Júri Jovem leva o Troféu Barroco e prêmios em serviços. Os sete filmes serão avaliados pelo Júri da crítica e pelo Júri Jovem, formado na Oficina de Análise de Estilos Cinematográficos realizada na Mostra Cine BH em outubro. O evento em Tiradentes será realizado entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro.

MAIS SOBRE CINEMA