Cinema Brasileiro bate recorde histórico com 120 lançamentos em 2013

por Silvia Dalben 23/12/2013 16:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Downtown Filmes / Divulgação
O ator Paulo Gustavo interpreta Dona Hermínia em 'Minha mãe é uma peça', filme nacional mais assistido em 2013 (foto: Downtown Filmes / Divulgação)
O ano de 2013 vai ficar na história do cinema brasileiro. De acordo com balanço divulgado pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), foram lançados este ano 120 longas-metragem nacionais, recorde se comparado com os números dos últimos 30 anos. Desde 1986, o número de lançamentos não superava a marca dos 100 filmes.

Mais lançamentos também geraram recordes de público e renda. Ainda sem computar os resultados das bilheterias nas últimas três semanas do ano, o balanço da Ancine aponta que os filmes brasileiros foram responsáveis pela venda de 23,5 milhões de ingressos, o que gerou uma renda aproximada de R$ 270 milhões. Estes números garantem um market share de 18,3%, bastante superior ao resultado registrado em 2012 que foi de 10,62%.

A expectativa é de que, até o final de dezembro, este número chegue a 27,5 milhões de ingressos, o que significa um recorde histórico que ultrapassa em 2 milhões a marca de 2010, ano de melhor resultado para o cinema nacional.

Vale destacar que, em 2010, os bons resultados foram conquistados graças ao sucesso de 'Tropa de Elite 2', que sozinho vendeu mais de 11 milhões de ingressos. E em 2013, a boa notícia é que esse bom resultado foi melhor distribuído, alcançado com o sucesso de nove títulos que ultrapassaram a marca de um milhão de ingressos vendidos e outros 21 filmes que foram assistidos por pelo menos 100 mil espectadores.

Os cinco filmes com maior bilheteria nacional foram:
- Minha mãe é uma peça, de André Pellenz - 4,6 milhões de ingressos
- De pernas pro ar 2, de Roberto Santucci - 4,2 milhões de ingressos
- Meu passado me condena, de Julia Rezende - 2,9 milhões de ingressos
- Vai que dá certo, de Maurício Farias - 2,7 milhões de ingressos
- Somos tão jovens, de Antonio Carlos de Fontoura - 1,7 milhões de ingessos

Outros filmes que também contribuiram para esse resultado foram 'Crô, o filme', ainda em cartaz, 'Faroeste Caboclo', 'O concurso' e 'Mato sem cachorro'. E a boa notícia é que 2014 pode ter ainda melhores resultados com a expectativa de lançamento de 136 filmes nacionais.

Assista ao trailer de Minha mãe é uma peça:

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA