BH recebe a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

por 01/12/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pimenta Filmes/Divulgação
O cineasta Vladimir Carvalho, paraibano radicado em Brasília, será homenageado pela mostra (foto: Pimenta Filmes/Divulgação )
A partir de terça-feira até 22 de dezembro BH recebe a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento reúne 38 filmes sul-americanos, entre curtas, médias e longas, dando importante visão do modo como o tema dos direitos humanos é abordado no cinema.

A mostra é uma produção da Universidade Federal Fluminense, por meio do Departamento de Cinema e Vídeo. Os filmes, que serão exibidos em formato digital, dividem-se em três categorias. A mostra competitiva de longas, médias e curtas reúne 24 filmes de vários países da América do Sul, sendo 13 longas, sete médias e quatro curtas.

A mostra Homenagem a Vladimir Carvalho celebra a obra do diretor nascido em Itabaiana (Paraíba) e radicado em Brasília, que fez do cinema uma forma de pensar e intervir no mundo. Nos últimos 50 anos, dirigiu obras sobre diversos assuntos, mas sempre esteve engajado com os destinos do país e de seu povo. Como poucos, fez do documentário um ato político e frequentemente poético.

 A Mostra Cinema Indígena mostra como a produção realizada por cineastas indígenas cresceu no país, permeada tanto por questões estéticas quanto por questões políticas. O cinema desses realizadores contribui para o fortalecimento das lutas pelos direitos humanos dos povos indígenas.

8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


De 3 a 8 de dezembro, às 19h.Entrada franca. Informações: (31) 8874-0378. Cine Humberto Mauro, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro.Depois da data oficial, os filmes serão exibidos no Cine Ó, Rua Padre Belchior, perto do Mercado Central, nos jardins do Instituto Undió.

MAIS SOBRE CINEMA