'Las Acácias' se prende a pequenos gestos e silêncios que escapam às palavras

Ficção fala do real e promove a observação de detalhes. Filme estará em exibição do Usiminas Belas Artes a partir desta sexta

por Walter Sebastião 22/11/2013 09:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Aire Cine/Divulgação
Jacira (Hebe Duarte) e Rubén (Germán De Silva) dividem o banco do caminhão em Las Acácias (foto: Aire Cine/Divulgação)

Las Acácias põe diante do espectador mais uma situação do que uma trama: o caminhoneiro Rubén (Germán De Silva), que transporta madeira entre Assunção (Paraguai) e Buenos Aires (Argentina), certo dia dá carona a uma mulher desconhecida, Jacira (Hebe Duarte), que tem com ela um bebê de colo (Nayra Calle Mamani). Ao longo do filme, o que se vê é a viagem da dupla, estranhos como pessoas que dividem o banco em um ônibus qualquer. E mostrada com total objetividade: imagens diretas, poucos diálogos, sons incidentais (não há músicas), ar livre e paisagens passando pelas janelas do veículo.

                                                      Confira os horários das sessões

 


Diante disso, e acostumado a procurar no cinema fatos “extraordinários”, resta ao espectador ficar à espera de que algo “incomum” ocorra. O que, vale avisar, não virá. Reduzido à sinopse fica difícil acreditar que 'Las Acácias' é uma pequena joia do novo cinema contemporâneo (dos anos 2000), feito por diretores estreantes, que, com filmes extremamente discretos, movidos por observação concentrada do real, vão construindo outra estética para mais famosa das artes do século 20. Trabalhos que têm marcado presença no circuito alternativo, mas ainda enfrentam, infelizmente, desconfiança do público.

Que ninguém imagine que 'Las Acácias' é filme árido. Pelo contrário é impressionante como, com mestria, Pablo Giorgelli consegue conduzir, com precisão absoluta e economia de recursos expressivos, a situação que coloca na tela, construindo filme singular. Frustada a expectativa de história inesperada, resta ao espectador observar detalhes. O confinamento dos personagens em cenário restrito (a cabine de um caminhão) dá proximidade, visibilidade e outra dimensão ao que parece condenado a permanecer invisível: pequenos gestos, silêncios, respirações, sentimentos que escapam às palavras.

Não há uma única cena do início ao fim do filme supérflua ou inexpressiva. 'Las Acácias' foge inclusive aos rótulos: não é um drama, como diz a ficha técnica, mas um dos mais delicados filmes sobre relacionamentos entre homem e mulher já mostrados pelo cinema. O rigor de construção do filme é tão notável que o espectador experimenta inclusive os distintos momentos de uma viagem (da expectativa do início ao cansaço ao termino da jornada, passando por alguma intimidade, com o correr do tempo, com o passageiro ao lado) em filme de duração curta (1h25).

É muito saboroso, ainda, o modo como o diretor prefere enfatizar um momento do relacionamento dos personagens, evitando generalizar ou simplificar a história. Sintético, realista, esbanjando sensibilidade na exploração do tempo e de todos os elementos cinematográfico, 'Las Acásias' fala de modo simples de coisas complexas. Para o diretor, assim como para o poeta T.S. Eliot (1888-1965), a vida é um suspiro e não uma explosão. Em vez de tragédias, violências vis, arroubos emocionais, argumenta a favor de acasos felizes e expectativas boas. E elas chegam para mostrar sua força.

SAIBA MAIS

O diretor
Pablo Giorgelli tem 46 anos, nasceu em Buenos Aires, é diretor, roteirista e montador. Estudou direção de cinema na Universidade do Cinema (Argentina), criada por Manuel Antín. Os primeiros filmes foram curta-metragens e documentários. 'Las Acácias' é o primeiro filme de ficção. Selecionado para a Semana dos Críticos do Festival de Cannes de 2011, e ganhou o Câmera D’Or, prêmio concedido ao melhor filme de estréia de um diretor. Venceu, ainda os festivais de San Sebastian, Oslo, Lima, Biarritz, Bergen, do British Film Institut e ganhou prêmio da Associação Argentina de Críticos de Cinema.

Assista ao trailer de 'Las Acácias':


MAIS SOBRE CINEMA