Grande vencedor do Oscar de 1934 ganha lançamento em DVD

Grande premiado da 6ª edição do evento, Cavalgada, do diretor Frank Lloyd, estará disponível pela primeira vez no Brasil

por Gracie Santos 05/11/2013 08:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fox/Divulgação
(foto: Fox/Divulgação)
Grande vencedor da sexta edição do Oscar (de Filme, Diretor para Frank Lloyd e Direção de Arte, além da indicação de Diana Wynyard a Atriz), 'Cavalgada' (EUA, 1932, p&b, 110min) ganha lançamento em DVD em celebração aos seus 80 anos. O drama de guerra em tom pacifista acompanha a saga de uma família britânica, os Marryot, a partir da noite de ano-novo de 1899 à noite de réveillon de 1932.

A saga transcorrida em 33 anos passa de forma ágil e bem resolvida e lida bem com as cenas de guerra, apesar dos poucos recursos técnicos da época. Destaque para a forma como é conduzida a narrativa (a família é fio condutor), toda ela direcionada a mostrar danos deixados pelos confrontos bélicos. Entre os atores, alguns com certo “sotaque” teatral, chama a atenção a interpretação da matriarca de Diana Wynyard, mulher que dedica a vida aos filhos e ao marido, Robert, papel do galã Clive Brook. Pela sua boa atuação, Diana teve seus pés eternizados na Calçada da Fama, em Hollywood. As atrizes Una O'Connor, Irene Browne e Merle Tottenham fizeram no cinema o mesmo papel que viveram na montagem teatral de Londres, em 1931.

A família central burguesa atua e sofre as consequências de momentos históricos como a mudança do século, a morte da rainha Victória, a Guerra dos Boers (entre 1899 e 1902, na atual África do Sul), a Primeira Guerra,  e até mesmo o naufrágio do Titanic. Interessante é o contraponto à vida aparentemente fácil dos patrões, feito pela família dos serviçais, encabeçados por Alfred Bridges (Herbert Mundin), vivendo em espécie de mundo paralelo.

O roteiro de Reginald Berkeley é baseado em peça teatral de Noel Coward (o autor teria recebido US$100 mil pelos direitos da peça). Cavalgada foi o primeiro longa da Fox a ganhar Oscar de Filme. O épico teve mais de 15 mil atores secundários, mais de 25 mil figurinos e houve cena que exigiu nada menos que 2,5 mil atores. O longa chega pela primeira vez ao Brasil em edição limitada, que completa a coleção de filmes vencedores do Oscar e estará à venda a partir do dia 14 nas lojas Leitura e na BHZ Vídeo.

MAIS SOBRE CINEMA