Mineiro Marcos Pimentel leva melhor direção no 11º Festival de Cinema de Santos

Por quatro dias, evento exibiu mais de 50 filmes além de promover palestras e debates em diversos pontos da cidade

por Estado de Minas 22/10/2013 07:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Marcos Pimentel/Divulgação
O curta 'Sanã', deMarcos Pimentel, faturou o prêmio de direção (foto: Marcos Pimentel/Divulgação )
O mineiro Marcos Pimentel faturou com o filme 'Sanã' o prêmio de direção da Mostra Olhar Brasilis, dedicada às produções de todo país, do 11º Festival de Cinema de Santos – Curta Santos, encerrado no fim de semana. O curta foi rodado no Maranhão e retrata a vida de um garoto albino em meio ao sol (e o sal) na imensidão da paisagem.

Grande premiado do evento, 'Todos esses dias em que sou estrangeiro', de Eduardo Morotó, levou os prêmios de Melhor Ficção, de Roteiro (Morotó), Fotografia (Marcelo Martins Santiago), Ator (Miguel Arraes). Os outros prêmios da Mostra Olhar Brasilis foram: Documentário – 'Pátio', de Aly Muritiba; Som – Arthur Tofani por 'Graffiti dança'; Montagem – Alison Zago e Quico Meirelles por 'Preto ou branco!'; Atriz – Laura Miccuci por 'Graça'; Curta/voto popular – 'ED.', de Gabriel Garcia.

Na Mostra Olhar Caiçara, da produção regional, venceram: Ficção – 'Super', de Ricardo Bueno; Documentário – 'Carregadores do monte', de Cássio Santos e Júlio Lucena; Curta/voto popular – 'O pequeno monstro', de Kauê Nunes Melo e Nildo Ferreira.

O produtor Daniel Gaggini, o ator e diretor Flávio Rocha e o cineasta Francisco Garcia foram os jurados da premiação. "Foi muito difícil eleger os premiados. Essa foi a melhor safra quando se pensa na relação entre forma e conteúdo. Avaliamos o conjunto”, afirmou Garcia.

O Curta Santos foi realizado entre os dias 15 e 19. Mais de 50 filmes foram exibidos em diversos pontos da cidade, entre curtas selecionados para as mostras competitivas e longas inéditos. Oficinas, workshops e debates completaram a programação.

MAIS SOBRE CINEMA