Festival de Brasília exibirá documentário sobre período de Guimarães Rosa no exterior

'Outro sertão' mostra momento em que o autor mineiro atuou como diplomata. Premiação acontece nesta terça-feira na capital brasileira

por Estado de Minas 18/09/2013 08:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Festival de Brasília/divulgação
(foto: Festival de Brasília/divulgação)
Começam nesta terça-feira as mostras competitivas do 46º Festival de Brasília, que destinará R$ 700 mil aos premiados. Até o dia 24, 30 filmes concorrerão ao Troféu Candango nas categorias Ficção, Documentário e Animação.


As sessões voltaram ao histórico Cine Brasília, depois da reforma da última sala de cinema de rua da capital federal. Hoje à noite, jurados e público poderão conferir o longa 'Outro sertão', documentário com fortes raízes em Minas Gerais. Dirigido por Adriana Jacobsen e Soraia Vilela (que mora em BH), o filme trata da atuação do escritor João Guimarães Rosa como diplomata em Hamburgo, na Alemanha, durante o governo nazista.


De 1938 a 1942, o autor de 'Grande sertão: veredas' viveu na cidade. O filme traz imagens, cartas, escritos e anotações reveladores dessa experiência longe da terra natal. Aracy, mulher de Rosa, viabilizou a saída de muitos judeus da Alemanha por meio de vistos de entrada no Brasil expedidos pelo consulado em Hamburgo. A trilha sonora foi composta pelo grupo mineiro O Grivo.

Circo


'Os pobres diabos', dirigido pelo cearense Rosemberg Cariry, disputa o Troféu Candango na categoria Longa de Ficção. Personagens interpretados por Chico Diaz, Sílvia Buarque e Gero Camilo contam a história do Gran Circo Teatro Americano, que roda o Nordeste. A abnegada trupe mambembe parece ter saído de um folheto da literatura de cordel.
Escritor, poeta e pesquisador, o cineasta Rosemberg Cariry dirigiu 'Cego Aderaldo – o cantador e o mito', 'O Nordeste de Ariano Suassuna', 'Patativa do Assaré' e 'Corisco e Dadá', entre outros filmes.

MAIS SOBRE CINEMA