'12 Years a Slave' é escolhido melhor filme no Festival de Toronto

Filme baseia-se no relato de Solomon Northup, um homem negro do norte do estado de Nova York que foi sequestrado e vendido como escravo em 1841

por AFP - Agence France-Presse 16/09/2013 09:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Larry Busacca/Getty Images/AFP
Sarah Paulson, Alfre Woodard, Chiwetel Ejiofor, o diretor Steve McQueen, Michael Fassbender e Lupita Nyong'o: a equipe de '12 years a slave' (foto: Larry Busacca/Getty Images/AFP)
vO filme "12 Years A Slave", do diretor britânico Steve McQueen, conquistou neste domingo o prêmio de público como melhor filme no Festival de Cinema Internacional de Toronto.

O filme, que está gerando muita expectativa para a próxima edição do Oscar, baseia-se no relato de primeira mão de Solomon Northup, um homem negro do norte do estado de Nova York que foi sequestrado e vendido como escravo em 1841. Retrata os horrores do trabalho extenuante, da humilhação cotidiana e de famílias destruídas.

Sua estreia em Toronto na semana passada recebeu uma impressionante ovação de pé por parte do público. Além de lágrimas, também houve aqueles que deixaram a sala, devido à forma tão gráfica como o filme mostra a tortura atroz dos escravos nesse período da história.

A história é "um presente do passado para abrir uma discussão, não sobre raça, particularmente, mas sobre a dignidade humana e sobre nossas liberdades e do que mais precisamos no mundo", afirmou o ator Chiwetel Ejiofor, que interpreta Northup.

"E a única forma de abrir essa discussão é olhar todas as suas partes", acrescentou.

O filme conta ainda com Michael Fassbender, como o cruel proprietário da plantação, Benedict Cumberbatch, Paul Dano, Garret Dillahunt, Paul Giamatti, Scoot McNairy, Lupita Nyong'o, Adepero Oduye, Sarah Paulson, Brad Pitt, Michael Kenneth Williams e Alfre Woodard.

McQueen explicou que sua maior motivação foi se conectar com esse período da história americana. "Queria ver imagens desse passado em particular. Queria experimentar isso por meio das imagens", completou.

No Festival de Cinema de Toronto, que começou em 5 de setembro, foram exibidos 366 filmes, incluindo 146 estreias mundiais.

Neste ano, circularam pelo festival estrelas como Colin Firth, Sandra Bullock, Julia Roberts, Kate Winslet e Jennifer Aniston.

MAIS SOBRE CINEMA