Festival do Rio terá filmes de 60 nacionalidades

Após concorrer no Festival de Cannes, 'Marselha', de Angela Schalenec, entra na grade do evento que vai vai até 10 de outubro

por Fernanda Machado 12/09/2013 08:34

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

R. Vorschneider/divulgação
Cena de Marselha, filme da cineasta alemã Angela Schanelec (foto: R. Vorschneider/divulgação)
A partir do dia 26, a produção alemã terá espaço especial no Festival do Rio, que trará ao Brasil filmes de 60 países. O projeto Escola de Berlim enfatizará produções autorais, com 19 longas produzidos desde 1990 – boa parte inédita no país. A grade inclui 'Marselha', de Angela Schalenec, exibido na mostra Un certain regard, no Festival de Cannes, e Ouro, de Thomas Arslan, que disputou troféu na edição deste ano do Festival de Berlim.

Várias novidades chegarão às telas cariocas – entre elas, 'Blue Jasmine', de Woody Allen; 'Terra prometida', de Gus van Sant; Spring breakers: 'garotas perigosas', de Harmony Korine; 'Pussy Riot – A prece punk', de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin; 'Gravidade', de Alfonso Cuarón; 'Diana', de Oliver Hirschbiegel; 'A filha de ninguém', de Hong Sang-soo; e 'A secretária dos Beatles', de Ryan White.

Em 10 de outubro, o Festival do Rio será encerrado com 'Serra Pelada', de Heitor Dhalia, ficção sobre a maior mina a céu aberto do mundo. Juliano Cazarré e Julio Andrade interpretam garimpeiros que tentam a vida na floresta amazônica, mas veem o destino mudar em meio à violência e à cobiça. Completam o elenco Wagner Moura (também coprodutor da fita), Matheus Nachtergaele e Sophie Charlotte. A estreia no circuito comercial está prevista para 18 de outubro.

MAIS SOBRE CINEMA