Festival de Brasília do Cinema Brasileiro dá enfoque a diversas regiões do país

Sessão de abertura dará destaque ao fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. Evento vai até o dia 24 de setembro

por Estado de Minas 10/09/2013 08:34

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

BPP Produções/Divulgação
Cena de 'Revelando Sebastião Salgado', documentário de Betse de Paula (foto: BPP Produções/Divulgação)
Começa no dia 17 a 46ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que se propõe a abrir espaço para a reflexão sobre a realidade brasileira a partir de enfoques de diversas regiões do país. A sessão de abertura destacará a trajetória de um mineiro: o aclamado fotógrafo Sebastião Salgado.

Documentário da diretora Betse de Paula, 'Revelando Sebastião Salgado' foi lançado neste ano e, de certa forma, “apresenta” esse brasileiro radicado na França a seus conterrâneos. Em foco não estão apenas as belíssimas imagens captadas por ele nos quatro cantos do planeta, mas o cidadão e o artista.

Salgado relembra coberturas importantes de que participou (foi o único a registrar o instante em que o presidente Ronald Reagan sofreu atentado), explica por que enfatiza temas humanistas em seu trabalho e fala de sua opção pela fotografia em preto e branco.

Trinta filmes disputarão kikitos em Brasília, além de R$ 700 mil em prêmios. Minas marcará presença nas categorias curta de ficção ('Tremor', de Ricardo Alves Jr.), documentário curta-metragem ('Carga viva', de Débora de Oliveira) e animação ('Quinto andar', de Marco Nick). O festival será encerrado no dia 24.

MAIS SOBRE CINEMA