Filme do iraniano Mohsen Makhmalbaf tem exibição no Centro Cultural da UFMG

Mostra 'A música vai ao cinema' tem programação que vai até o dia 26 de setembro

por Estado de Minas 03/09/2013 08:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Stephane de Sakutin/AFP
O cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf (foto: Stephane de Sakutin/AFP)
Começa nesta terça-feira, no Centro Cultural UFMG, a mostra 'A música vai ao cinema'. De acordo com o curador Marco Scarassatti, professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, o projeto tem quatro eixos: a canção como personagem; o reencontro por meio do filme; o músico na tela; e experimentos em som e imagem. Com sessões às terças e quintas-feiras, a programação vai até dia 26.

Serão exibidos trabalhos dos cineastas Krzysztof Kieslowski, Wim Wenders e Mohsen Makhmalbaf, entre outros. De acordo com o curador, a música extrapola o papel de condutora de afetos, meramente ilustrativa de cenas. “Ela se torna personagem, núcleo temático das ações fílmicas, instância narrativa, eixo de inscrição do real. Em alguns casos, a própria feitura do filme catalisa o encontro musical e o reencontro entre músicos. Mesmo esses, algumas vezes, experimentam-se como produtores de imagens, da mesma forma como o cineasta atua como produtor de sons. Trata-se de um pequeno recorte num oceano a ser navegado”, explica Scarassatti.

Nesta terça-feira, às 19h, será exibido 'O silêncio', dirigido pelo iraniano Mohsen Makhmalbaf e lançado em 1998. O filme conta a história de um garoto cego da fronteira do Irã com o Tadjiquistão que desenvolve o dom de compreender o mundo por meio dos sons. Quinta-feira, será a vez de 'A liberdade é azul', de Krzysztof Kieslowski, sobre a modelo (Juliete Binoche) que perde tragicamente o marido e a filha, mas luta para se reerguer por meio da obra musical inacabada de seu amor. As sessões serão realizada na Avenida Santos Dumont, 174, Centro.

 

A programação do evento pode ser conferida no site do evento.

MAIS SOBRE CINEMA