Cinema é destaque no 26º Inverno Cultural da UFSJ, em São João del-Rei

Serão exibidos 25 filmes, entre curtas e longas

por Estado de Minas 20/07/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Rob Epstein e Jeffrey Friedman/Divulgação
'Celluloid closet', longa-metragem de 1995, é destaque da programação (foto: Rob Epstein e Jeffrey Friedman/Divulgação)
Além da música, teatro de rua, recitais e todos os programas típicos dos festivais de inverno, o cinema é destaque no 26º Inverno Cultural da UFSJ. Com programação eclética, a mostra Experimentações audiovisuais segue até o dia 27 com documentários, ficção e animações produzidos por amadores e profissionais. Um dos destaques é 'Celluloid closet', de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, coprodução francesa, britânica, alemã e norte-americana (dia 26). Serão mostrados 25 filmes, entre curtas e longas, sempre na Sala de Multimídia do Centro Cultural da UFSJ, a partir das 15h. Tudo com entrada franca. Neste sábado será exibido 'Pra fazer carnaval mais uma vez', de Léo Rodrigues: nos anos 1960, estudantes de Prados (MG) fundam a União Consumidora de Álcool (UCA). Domingo e no dia 24, 'Pisca pisca', de Nadia Campos Alibio, tem narrativa contada pelo rastro luminoso de máquinas do cotidiano.

No domingo e no dia 24, haverá exibição de 'Relato da aula do 30º dia do mês de janeiro do ano de 2013', com direção de Joyce Ribeiro, sobre aula de mestrado em educação da UFSJ. Também no programa (com reexibição dia 23), 'Ouro de tolos', de Felipe Carelli, curta ficcional sobre João Vitor e Kid e a descoberta de valioso tesouro na Mina de Tancredo Neves. Ainda no domingo e no dia 23, o documentário 'Sabe lá o que é isso', de Wilson Freire, faz homenagem aos 80 anos do Bloco de Carnaval Batutas de São José.

Na segunda-feira, será a vez de 'Velório da catifunda', ficção de José Fernando de Souza filmada em São João del-Rei. Na terça, dia 23, tem 'Ecos do badalo', de Adriano Medeiros, com fragmentos do lendário drama sobre um sino assassino, em São João del-Rei. Dia 24 tem 'A porta' e 'A casa iluminada', de Antônio Carlos Ferreira, curtas experimentais sobre temas psicológicos. E ainda Terra, cuide dessa bola, 'Asas da liberdade', 'O jardim dos robôs', de Acácio Alves Pinto Junior, curtas de animação. Coletânea com 14 curtas de Gabriel Zambon será apresentada no dia 25.

Na sexta, 26, será a vez de 'Celluloid closet', longa de 1995 com direção de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, sobre uma pesquisa acerca de como alguns filmes, especialmente de Hollywood, retratavam personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. No dia 27, encerrando a mostra, será a vez de 'Três irmãos de sangue' (2006), com direção de Ângela Patrícia Reiniger, documentário sobre a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário e como suas ações se misturam com a história política, social e cultural do Brasil na segunda metade do século 20.

MAIS SOBRE CINEMA