Projeto Curta Degustação exibe dois curta-metragens de André Novais

'Uma homenagem a Aluízio Netto' e 'Fantasmas' têm sessão às 13h na Sala Multimídia da Imprensa Oficial

por Estado de Minas 11/06/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cineclube Curta Degustação/Divulgação
'Fantasmas', de André Novais, será exibido das 13h às 13h30, na Sala Multimídia da Imprensa Oficial (foto: Cineclube Curta Degustação/Divulgação)
A segunda sessão deste mês do projeto Curta Degustação, nesta terça-feira, às 13h, exibe dois curtas-metragens de ficção de André Novais na Sala Multimídia da Imprensa Oficial. O primeiro é o filme de estreia dele na direção, o curta 'Uma homenagem a Aluízio Netto' (MG, Super-8, 2004, p&b, 7min), que enfoca um dos pioneiros do cinema mineiro. O diretor recria um filme perdido de Netto de forma bem-humorada e curiosa. Em cena, na Cataguazes (MG) dos anos 1920, uma quadrilha do Partido Comunista provocava desordem nos cinemas da região ao trocar as cartelas originais dos filmes por outras de conteúdo marxista.

O segundo curta em exibição é 'Fantasmas' (MG, HDV, 2010, cor, 11min), no qual André Novais filma uma conversa entre dois amigos sobre a vida e a relação de um deles com a ex-namorada, que ainda “assombra” o personagem. A sessão terá a presença do diretor.

Nascido em Contagem, o diretor é formado em audiovisual pelo Centro Universitário UNA. Sócio-fundador da produtora Filmes de Plástico, Novais integra geração de realizadores mineiros que estão cada vez mais presentes nos festivais e mostras nacionais e internacionais. Ele foi selecionado este ano para a Quinzena dos realizadores do Festival de Cannes com o curta 'Pouco mais de um mês', que recebeu menção honrosa.

O cineclube Curta Degustação propõe a exibição de curtas todas as terças, com direito a comentários de especialistas ou a presença dos realizadores, no horário do almoço, sempre na Sala Multimídia da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais. O projeto é fruto de parceria entre o Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais e o Instituto Humberto Mauro, com apoio da Imprensa Oficial e é parte de grupo de projetos que as instituições parceiras realizam no momento.

Um desses projetos é a Agenda do Audiovisual, que busca a abertura de espaço para troca de ideias, intercâmbio de experiências e procura de soluções para temas em pauta no universo da atividade audiovisual. Todas as quartas, um tema é debatido por grupos de interessados nas ações do setor.

CURTA DESGUSTAÇÃO
Exibição dos curtas 'Uma homenagem a Aluízio Netto' e 'Fantasmas', nesta terça-feira, das 13h às 13h30, na Sala Multimídia da Imprensa Oficial, Av. Augusto de Lima, 270, Centro. Informações: curtadegustacai@gmail.com. Entrada franca mediante retirada de ingresso meia hora antes.

MAIS SOBRE CINEMA