'Família', do diretor mineiro Guilherme Reis, estreia em BH no dia 24 de maio

Filme fica em cartaz no Cine 104 até 6 de junho

por Estado de Minas 19/05/2013 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Guilherme Reis/Divulgação
Filme do diretor Guilherme Reis, Família estreia dia 24 no Cine 104 e fica em cartaz até 6 de junho (foto: Guilherme Reis/Divulgação )
O diretor mineiro Guilherme Reis estreia em longa com o filme 'Família', que terá lançamento no dia 24, iniciando temporada no Cine 104, onde permanecerá em cartaz com sessão diária, às 21h, até 6 de junho. Em cena, o cotidiano de uma família comum, seus laços de amor, costumes e situações rotineiras. A inspiração para o longa surgiu quando Guilherme Reis assistiu aos filmes da mostra John Cassavetes, em 2008, no Cine Humberto Mauro. Junto com o ator Odilon Esteves e o preparador de elenco Byron O’Neill, o diretor planejou fazer um filme focado na força dos atores e nas histórias do cotidiano, característica marcante na obra de Cassavetes.

No início de 2009, o diretor desenvolveu o argumento do filme e começou uma grande mobilização coletiva para a produção do longa, que foi gravado entre abril e junho do mesmo ano, de forma colaborativa. A equipe contou com 17 profissionais e elenco com mais de 50 pessoas, entre atores e figurantes. As 20 cenas do argumento ganharam forma a partir de exercícios de improvisação dos atores, em processo colaborativo de concepção fílmica, o que resultou em alto grau de naturalismo das interpretações.

Guilherme Reis afirma que “a estrutura de produção foi totalmente desprendida de formas clássicas adotadas pelo cinema. Os atores iniciavam os ensaios sem ações ou falas decoradas, apenas com um pequeno roteiro que servia de guia para a cena. O roteiro do filme tinha apenas duas páginas. O compromisso estava em contar uma história de forma crível e natural”. Em 2011, o projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e recebeu recursos do Fundo de Projetos Culturais para a finalização.

O filme conta a história de dona Augusta Alegre. Ela acorda cedo para fazer compras. Prepara o almoço e, ao meio-dia, arruma os pratos na mesa esperando receber visitas. À noite, come sonhos, telefona para os filhos e assiste à novela. Malton Alegre é seu filho mais velho. Síndico e corretor, administra os problemas do condomínio e da família. À noite, recebe o telefonema da mãe e assiste à novela com a mulher e as duas filhas. Jhonata Alegre não assiste à novela. Estuda sociologia, trabalha em uma ONG e se encontra com amigos à noite (recebe telefonemas diários da mãe). Doroti Alegre mora com a mãe. Não tem amigos, não estuda, não trabalha e não recebe telefonemas. Passa o dia sonhando com a vida de estilista de moda e com um namorado. Não perde um capítulo da novela.

Guilherme Reis é formado em belas-artes com habilitação em cinema de animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em comunicação pelo Uni-BH. Realizou os curtas 'Jardim das cores' (2008), 'Era uma vez...' (2007), 'Manipulação de massa' (2006) e 'American movie' (2003). Todos premiados. É diretor da produtora Postura Digital, que se dedica a trabalhos autorais e comerciais.

FAMÍLIA
Longa-metragem de Guilherme Reis, estreia às 19h, no dia 24, e entra em cartaz até 6 de junho, no mesmo horário, no Cine 104, Praça Ruy Barbosa 104, Centro. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

MAIS SOBRE CINEMA