CineOP promove oficinas gratuitas em Ouro Preto

Festival de cinema acontece de de 12 a 17 de junho

18/05/2013 10:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 (Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Luiz Carlos Lacerda ministra oficina de curta-metragem, em junho (foto: (Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press))
A 8ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que será promovida de 12 a 17 de junho, está com as inscrições abertas até o dia 24 para seis oficinas gratuitas. São oferecidas 195 vagas para o público adulto em cursos que abordam práticas do fazer cinematográfico, história, educação e preservação audiovisual.

Os interessados poderão se inscrever no site www.cineop.com.br. Além de preencher a ficha de inscrição, os candidatos devem fornecer breve currículo para análise. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga. Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a Universo Produção, realizadora do evento, fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento.

Informações e exercícios do fazer cinematográfico serão encontrados na oficina Realização em curta, de Luiz Carlos Lacerda, que resulta, ao fim de cinco dias de produção, na apresentação de filme no encerramento do festival. David França Mendes será responsável pela oficina de roteiro, com 25 vagas (de 12 a 14 de junho).

Ministrada pela primeira vez em Ouro Preto, a oficina o cinema brasileiro nos primeiros anos de chumbo (1964-1970) lidará com o momento histórico que é a temática da programação de filmes e debates deste ano, ou seja, com o contexto e estilos no cinema brasileiro entre os anos de 1964 e 69.

O instrutor Cléber Eduardo destacará algumas iniciativas mais frontais na abordagem da sociedade, mas também levará em consideração os filmes que deram as costas à situação política ou a levaram em consideração de soslaio. “Também veremos como a crítica se colocou diante dos filmes do período da ditadura brasileira”, acrescenta. Eduardo Morettin, marcando presença pela primeira vez na CineOP e que vai ministrar a oficina cinema brasileiro e história. Na oportunidade, lança seu livro Humberto Mauro, cinema, história (2013). Informações: (31) 3282-2366.

MAIS SOBRE CINEMA