Google homenageia Saul Bass, autor de aberturas clássicas do cinema como a de 'Um corpo que cai'

Site criou versão especial de logomarca para relembrar obra do designer norte-americano, que completaria 93 anos neste 8 de maio

por Bossuet Alvim 08/05/2013 18:03

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

AP/Files/Reprodução
Trabalhos como o feito por Bass para 'Anatomia de um crime' foram reproduzidos pela empresa (foto: AP/Files/Reprodução)
Neste dia 8 de maio, o designer gráfico e cineasta Saul Bass completaria 93 anos. Vencedor do Oscar, o artista consagrou-se em Hollywood como autor de vinhetas autênticas e elaboradas que abriam ou encerravam filmes de diretores do porte de Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e Otto Preminger. Para celebrar a obra do norte-americano, o Google produziu uma animação inspirada em suas obras mais célebres no cinema e transformou-a em uma das edições especiais de sua logomarca, conhecidas como 'doodles'.

Quem acessou nesta quarta-feira o site de buscas mais popular da internet encontrou referências às animações que entretinham cinéfilos entre as décadas de 1950 e 1990. Entre os títulos de produções elencadas pelo Google estão 'Psicose' (1960) e 'Um corpo que cai' (1958), de Hitchcock; 'O homem do braço de ouro' (1967) e 'Anatomia de um crime' (1959), de Preminger; 'Spartacus' (1960), de Kubrick e 'Onze homens e um segredo' (1960), de Lewis Milestone.

Falecido em 1996 vítima de um linfoma, Saul Bass ainda é um ícone entre designers em diferentes áreas. O tema em cool jazz que embala a homenagem ao artista é a faixa 'Unsquare dance', do pianista Dave Brubeck.

 

Assista à homenagem do Google para Saul Bass:

 

MAIS SOBRE CINEMA