Poucos mineiros são escolhidos na seleção pública dos projetos da Petrobras

Resultado foi anunciado nesta quinta-feira, e lista receberá patrocínios nos próximos meses

26/04/2013 08:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Túlio Santos/EM/D.A Press
Marília Rocha foi uma das contempladas pela seleção pública (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
A Petrobras anunciou ontem o aguardado resultado da seleção pública dos projetos que serão contemplados com patrocínio da empresa nos próximos meses. Minas, como nas edições anteriores do programa de fomento, comparece de maneira tímida entre os que receberão verba da empresa estatal.

No segmento direcionado à preservação e memória, para apoio a museus, arquivos e bibliotecas, a Associação do Pão de Santo Antônio foi a contemplada. A proposta visa à restauração e ao tratamento técnico e expositivo do acervo documental, do mobiliário e do maquinário dos jornais Pão de 'Santo Antônio' e 'Voz de Diamantina', publicados até o início do século 20 e impressos pelo método tipográfico.

No audiovisual, a 17ª edição do festival de cinema forumdoc.bh.2013 foi contemplada, assim como a Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada mais uma vez com recursos do patrocínio da empresa. Novidade no setor é a presença da cineasta Marília Rocha, cujo filme 'A cidade onde envelheço' foi contemplado na seleção. O documentário, de 35mm, trata das descobertas, desejos e da experiência cotidiana de uma jovem portuguesa que vem para o Brasil na esteira do cansaço político e da crise econômica que atinge seu país. O fio condutor é um diário.

Na literatura, o mineiro Fernando Furtado foi contemplado com o livro de ficção 'Duas viagens'. O romance de múltiplos enredos é centrado em duas grandes linhas narrativas que se entrecruzam. A primeira narra, por meio de diário, a viagem dos amigos Murilo e Humberto de Juiz de Fora (Zona da Mata) a Divisa Alegre (Norte de Minas, próximo da Bahia), recolhendo material para documentário. A segunda reúne depoimentos e histórias recolhidos durante a viagem.

Já no segmento dedicado à produção e difusão musical, somente o Portal Conexão, do Instituto Coletivo77, foi uma das iniciativas mineiras contempladas.

MAIS SOBRE CINEMA